quinta-feira, 18 de fevereiro de 2010

Ensino Médio Inovador é tema de fórum na Uerj

Esta é uma publicação do site Conexão Professor da SEE-RJ que comenta o primeiro fórum do Ensino Médio Inovador que ocorreu em 18/12/2009. A partir da leitura desta matéria, pode-se concluir que o Mochón está no caminho certo, posto que vem cumprindo todas as metas propostas pelo programa: foco na interdisciplinaridade, na vivência e interesse dos alunos. Ao fim da matéria está a fala de nossa direção, única citada no artigo.
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CONEXÃO PROFESSOR
EDUCAÇÃO 360º
::: Ensino Médio Inovador é tema de fórum na Uerj :::

Profissionais de 16 escolas estaduais se reuniram nesta sexta-feira (18/12), no auditório 701 da Uerj, no Maracanã, com representantes da Secretaria de Estado de Educação e do Ministério da Educação, para traçar os primeiros passos do Ensino Médio Inovador. Em 2010, a iniciativa terá início nessas unidades, beneficiando cerca de cinco mil alunos da 1ª série.
Os diretores de Educação, Antonio Viera Neto, e de Formação, Patrícia Tinoco, e a coordenadora de Ensino Médio, Maria Minerva Valle, abriram o evento apresentando as principais propostas do programa-piloto, que tem o objetivo geral de apoiar técnica e financeiramente a reestruturação pedagógica e a organização curricular das escolas públicas de Ensino Médio não profissional.
De 23 a 30 de janeiro de 2010, o MEC vai promover capacitação com o tema “A interdisciplinaridade no Ensino Médio”, no Sesc da Barra da Tijuca, para seis profissionais por unidade escolar, sendo um diretor, um representante da equipe pedagógica e quatro professores regentes das três áreas de conhecimento.
- Os participantes dessa formação serão multiplicadores nas suas escolas – informou Maria Minerva, adiantando que cada unidade envolvida, com até 700 alunos, vai receber em média R$ 50 mil de custeio e capital.
Caberá à SEEDUC fazer o acompanhamento das 16 unidades escolares, por meio de programas de formação dos profissionais e de ações específicas voltadas para os professores da 1ª série do Ensino Médio.
Segundo a subsecretária de Gestão da Rede e de Ensino, Teca Pontual, a expectativa é que o Rio de Janeiro tenha um programa-piloto exemplar, que sirva de modelo para o país.
Citando o livro “Os cenários futuros para a educação”, de Alvaro Chrispino, a subsecretária destacou a interdisciplinaridade e a contextualização como dois eixos fundamentais para a realização da nova proposta no Ensino Médio.
- Cada professor deve fazer um esforço de estabelecer uma relação entre os conteúdos de sala de aula com a vida pessoal do aluno, com o mercado de trabalho e tantos outros aspectos envolvem nossos jovens. Vamos fazer de tudo para dar o suporte necessário para que o programa seja um sucesso. Todos nós somos Secretaria de Educação: escolas, coordenadorias e nível central – disse Teca Pontual.
Para dar apoio às propostas do Ensino Médio Inovador, será criada a Casa do Educador, no primeiro semestre de 2010. Trata-se de um centro de estudos e desenvolvimento dos professores da educação no século XXI, que visa valorizar e atrair talentos para a rede estadual de ensino.
- É um sonho dos educadores ter um espaço de pesquisa, onde seja possível formar grupos de estudos, promover teleconferências e cursos de formação presencial e à distância. É a concretização viva de importantes políticas públicas de educação - ressaltou a superintendente de Formação, Elisa Maçãs, parceira na iniciativa da superintendente Maria Lucia Branco.
Serão cinco as principais áreas estratégicas de atuação da Casa do Educador: valorização dos profissionais; incentivo à transformação das práticas; desenvolvimento profissional permanente; pesquisa e inovação curricular e pedagógica e parcerias e alianças.
- É importante ver o ensino de forma integrada, inovadora. É uma mudança de paradigma – continuou Elisa.
Com o objetivo de mostrar aos educadores presentes a visão do governo federal, o diretor de Concepções e Orientações Curriculares para a Educação Básica do MEC, Carlos Artexes Simões, falou sobre “A Importância do Ensino Inovador”.
- O programa Ensino Médio Inovador se propõe a valorizar as experiências das escolas. Temos que superar a fragmentação dos conhecimentos e fortalecer as disciplinas através da interdisciplinaridade. Melhorar essa modalidade de ensino significa melhorar as unidades públicas estaduais, e isso tem que chegar à comunidade escolar.
A diretora Ana Paula Freitas Rodrigues, do C.E. Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, em Padre Miguel, concorda com Artexes e está contente em fazer parte do novo time. Ela contou que desde 2005 promove oficinas e reúne a comunidade para juntos elaborarem o Projeto Político-Pedagógico da escola.
- Nada funciona sem o envolvimento do corpo docente, dos profissionais de apoio e da comunidade escolar. Para que tudo dê certo, sempre convido as associações de moradores para tomarmos decisões conjuntas, visando elevar a autoestima dos nossos estudantes e desenvolver estratégias para que eles interfiram na melhoria da comunidade – disse a diretora, destacando que o programa vai legitimar o que vem acontecendo na unidade.

3 comentários:

  1. Caros colegas de trabalho,
    Todos os informes de nossa Unidade Escolar esse ano estarão no FORUM (espaço COMUNICADO DA DIREÇÃO).Portanto, criemos o hábito de visualizá-lo e participar.É necessário que o docente interaja com o corpo discente no forum,colocando todos os avisos e sugestões relacionados ao seu trabalho em sala de aula.
    O aluno deverá perceber que a internet vai muito além do mensager e do orkut

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  2. A intenção é mesmo essa: mostrar ao aluno que a Internet não é apenas MSN e Orkut, mas uma ferramenta poderosíssima de pesquisa e interação que, bem utilizada, pode trazer muitos benefícios, incluindo profissionais.

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  3. Caros alunos e professores, não esqueçam de se cadastrarem no FORUM.todos os textos interdisciplinares estão postados lá, além do planejamento e oficinas.Todos serão bem vindos a sala de bate papo,onde estaremos interagindo.

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