sábado, 13 de fevereiro de 2010

Encontro de Formação Continuada dos Gestores e Professores do EMI – Uerj – Dia 11/02/2010

Este foi o primeiro encontro dos participantes do EMI do Rio de Janeiro após o curso de capacitação no SESC. Estiveram presentes representantes das 16 escolas do estado, professores e diretores. Também compareceram ao encontro alguns coordenadores das metropolitanas e a subsecretária de Gestão da Rede de Ensino Teca Pontual.
O dia começou com uma sessão de perguntas sobre diversos temas relacionados ao programa, respondidas pela subsecretária. Houve momentos tensos, especialmente quando o assunto era sobre salário e possíveis remunerações para os professores das escolas participantes do EMI. Muitos julgaram ser essencial que o Estado liberasse GLPs para que as escolas pudessem implantar as disciplinas eletivas, outros desejavam que se aumentasse a carga horária ou até mesmo que as escolas fosse desligadas do quadro de horário. Como nenhuma dessas propostas pôde ser atendida, o clima ficou pesado e alguns discursos beiraram a grosseria. Eis alguns esclarecimentos prestados pela subsecretária:
  • A SEE não pode liberar GLPs para o programa porque o governo só as implanta para suprir carências;
  • As escolas não podem ser desligadas do quadro de horário porque é por esse sistema que o governo emite as folhas de pagamento dos funcionários;
  • As disciplinas eletivas podem ser implantadas no lugar de Ensino Religioso e/ou Projeto Definido, se a turma e a comunidade escolar decidirem que essa mudança atende ao interesse dos alunos.
Ainda restaram alguns pontos a serem esclarecidos. Não se sabe, por exemplo, como reservar 20% do ano letivo para disciplinas eletivas (proposta do MEC) sem aumento de carga horária. Não há, também, previsão de qualquer remuneração para os multiplicadores do programa, assim como ainda não se definiu se haverá coordenadores por área de conhecimento.
O momento seguinte foi o de apresentação das unidades de ensino. Segundo a orientação recebida, as escolas deveriam apresentar as ações tomadas no período seguinte ao curso do SESC. O Mochón, atendendo às exigências, preparou uma apresentação em Powerpoint com o passo-a-passo da semana subsequente ao curso, detalhando todas as reuniões e apresentando um modelo de planejamento e prova interdisciplinar. No final, ainda apresentou propostas para quatro oficinas eletivas, fechando a apresentação com a divulgação do endereço do Blog.
Durante o coffe break, os professores e a direção do Mochón foram parabenizados pela equipe da SEE e por integrantes de outras escolas pela excelente apresentação em consonância com as propostas do Ensino Médio Inovador.
A verdade é que nossa escola tem se empenhado muito em aplicar os conhecimentos adquiridos no curso de capacitação. Os multiplicadores chegaram em casa no sábado, 30/01, e tiveram somente o domingo para descansar, porque segunda-feira, às 8:00, todos já estavam reunidos para discutir e revisar tudo o que foi aprendido no SESC. Foram duas semanas de muitas reuniões e muito trabalho que não poderiam ter outro resultado senão o sucesso. Parabéns a todos os envolvidos, que essa garra e motivação permaneçam firmes durante todo o ano!

DOWNLOAD: Apresentação em Powerpoint do CE Mochón na Uerj


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