terça-feira, 3 de abril de 2012

Páscoa E A Confecção De Tapetes Como Arte Popular



A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, Um ritual de passagem, da morte para a vida. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média tradicionalmente na igreja católica, e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.

A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. A tradição de fazer tapetes vem dos imigrantes açorianos, que usavam flores e folhas. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes. Por todo o Brasil esta produção artística adquiriu contornos do barroco, enriquecendo esta festa com todas as suas características de pompa.

Apesar da confecção de tapetes ser tradicional da comemoração de Corpus Christi, o C. E. Mons. Miguel de Santa Mª Mochón resolveu trabalhar esta manifestação da arte popular na semana da Páscoa, pois a Páscoa vai além de uma festa cristã, ela se tornou uma manifestação cultural que agrega todas as crenças em celebração da vida.

Os alunos de todas as turmas foram convidados a produzirem tapetes com imagens que resumem tanto os símbolos comuns da páscoa, como também símbolos que refletem valores humanos. Os tapetes foram produzidos com café, farinha de rosca, purpurina, sal fino e em sua maioria com sal grosso pigmentado. Confira o vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=300Dgxe1NwQ

Nenhum comentário:

Postar um comentário