terça-feira, 31 de março de 2015

COM QUE MÁSCARA EU VOU?

       


       A aula casada "Com que máscara eu vou?" buscou provocar uma discussão sobre máscaras sociais na constituição de nossas identidades, levando os alunos a identificar as diferentes máscaras sociais que usam. 
          Na primeira etapa foi realizado uma aula expositiva sobre a presença das máscaras em diversas culturas e seus diferentes significados. Em seguida foi proposto aos alunos a confecção de máscaras modelando o papel alumínio sobre o rosto. Eles se organizaram em pares e posteriormente iniciaram a atividade pressionando o material sobre o rosto do seu par a fim de obter cada detalhe.
      Na segunda etapa os alunos forma incentivados a exporem situações do cotidiano em que normalmente eles utilizam as máscaras sociais. Alguns foram selecionados para debaterem a respeito dos momentos em que o ser humano deve ou não deve fazer o uso dessas máscaras. Através de fragmentos do filme "O Máskara", os estudantes puderam perceber as diferentes identidades que o indivíduo pode assumir nas mais variadas situações sociointerativas, o que os levou a concluir que inevitavelmente, consciente ou inconscientimente, fazemos uso das ditas máscaras sociais. Após o debate, os alunos foram desafiados a darem a sua máscara "a sua cara", "a sua marca pessoal", colocando nelas objetos que refletissem sua personalidade. 
          Ao final das atividades as máscaras foram penduradas na entrada e dentro do refeitório da U.E., e durante uma semana foram apreciadas por todos os alunos despertando a curiosidade.

                           



Nenhum comentário:

Postar um comentário