domingo, 7 de dezembro de 2014

Nossos Jovens Protagonistas No Circuito da Juventude

O evento reuniu jovens no Rio de Janeiro para compartilharem seus projetos de vida
O principal objetivo do Circuito é promover a apropriação dos resultados do trabalho realizado pelos estudantes e professores ao longo de 2014.
Jovens conectados com formas de comunicação variadas e interessados em refletir sobre os aprendizados e as experiências significativas obtidas no ambiente escolar se reuniram neste sábado no Rio de Janeiro para compartilhar seus projetos de vida. Durante todo o dia, atividades foram desenvolvidas no Colégio Estadual Chico Anysio para mostrar que o contexto escolar pode preparar os jovens não apenas para dominar conteúdos, mas também para desenvolver as competências necessárias para uma atuação plena no século 21.
O Circuito da Juventude é organizado pelo Instituto Ayrton Senna desde 2004 com redes de municípios parceiros em todo o Brasil, mas esta é a primeira etapa estadual no Rio de Janeiro. No evento, estarão reunidos 106 alunos representantes de escolas das 14 Regionais do Estado, onde são desenvolvidos componentes da Solução Educacional para o Ensino Médio, resultado de uma parceria entre o Instituto e a Seeduc (Secretaria Estadual de Educação do Rio de Janeiro) como forma de apoiar a rede na oferta de ensino de qualidade e no desenvolvimento de competências socioemocionais dos estudantes.
Implementada no modelo completo no Colégio Estadual Chico Anysio, a Solução Educacional também tem componentes operando em escolas do ProEMI (Programa Ensino Médio Inovador, do governo federal) e do JLA (Programa Jovens Leitores em Ação), por meio de projetos e formas de articulação com o currículo tradicional.
Tanto nas atividades realizadas ao longo do ano letivo nesses programas quanto no próprio Circuito da Juventude, a proposta do trabalho é ter uma escola que desafia o jovem a ser protagonista na construção de um novo modelo de Ensino Médio, onde, para isso, equipes escolares e jovens elaborem em parceria propostas e oportunidades educativas para o desenvolvimento de competências estudantis e para vida.
PROGRAMAÇÃO
O principal objetivo do Circuito é promover a apropriação dos resultados do trabalho realizado pelos estudantes e professores ao longo de 2014 – mais do que conteúdos, as competências desenvolvidas e desafios vencidos – e promover formas de compartilhar esses resultados e conquistas com todas as diferentes comunidades escolares participantes, além de embasar diretrizes para as ações do próximo ano, de forma a alimentar o ciclo de formação seguinte.
A cada ano, o Circuito da Juventude propõe um tema de reflexão diferente e, para 2014, os jovens foram convidados a se posicionar sobre “a escola que desafia”. Com esse mote, escolheram experiências vividas durante o ano letivo e produziram materiais no formato Pecha Kucha (pronuncia-se “petchá kutchá”, palavra japonesa que significa “bate papo”).
O Pecha Kucha é um formato de apresentação oral que foi criado em 2003 com o objetivo de incentivar as pessoas a trocarem suas ideias e experiências, de maneira rápida e eficiente. A regra é preparar um PowerPoint contendo 20 imagens, cada uma delas pode ser acompanhada de uma fala de até 20 segundos, totalizando 6 minutos e 40 segundos de apresentação.
Para chegar à etapa estadual, os estudantes já haviam passado pela etapa escolar do Circuito, em que fizeram suas apresentações dentro de suas escolas e foram escolhidos como representantes pelos colegas. Paralelamente, nas últimas semanas foi promovida também uma interação virtual entre jovens do Rio de Janeiro e São Paulo, pela plataforma pinterest.
O essencial da proposta é que seja uma oportunidade para que todos possam rever o caminho percorrido em 2014, identificando aquilo que de mais significativo foi vivido e as aprendizagens geradas.
( FONTE: SITE INSTITUTO AYRTON SENNA, MATÉRIA EDUCAÇÃO PARA O SÉCULO 21/ CIRCUITO DA JUVENTUDE 2014)

Nossos alunos, Cassiano Ferreira e Julia Isis,ambos, das turmas de primeira série do Proemi, foram convidados pela SEEDUC e Instituto Ayrton Sena para serem os formadores dos jovens participantes do evento. Cassiano ficou no grupo de formadores colaboradores e a Julia Isis, Criatividade. Depois de uma explanação rápida no palco sobre o objetivo da formação e a apresentação pessoal e o nome da escola, os formadores iam para as oficinas com seus times. E num bate papo gostoso, nossos jovens protagonistas falaram com propriedade sobre liderança, participação, criatividade, comunicação e integração . Nós do C.E. Mochón estamos orgulhosos com essa moçada que não foge da luta, mas , pelo contrário, aceita e se envolve no desafio de auxiliar na Educação para o século 21 de qualidade e de acesso a todos.








2 comentários:

  1. tenho seguido a trajetória do Colégio e a força de vontade de todos envolvidos em melhorar a educação pública, parabéns pela iniciativa. Gostaria de compartilhar com vocês um canal no youtube com tutoriais simples, indicação de videos, e outras informações para Capacitar e auxiliar Professores e educadores a entenderem o uso da tecnologia e ferramentas em sala de aula. Um dos videos mais acessados foi como utilizar o google mapa em sala de aula. .
    O canal do Youtube se chama Tecnologia e Educação. anexo o endereço do Canal no Youtube.


    https://www.youtube.com/channel/UCF3NZmzkGRbWd08pqK1tDBw



    ResponderExcluir