sábado, 5 de junho de 2010

Prova Interdisciplinar – 1º Bimestre

Após a experiência bem sucedida da prova interdisciplinar aplicada no início do ano letivo, a equipe estava segura da eficácia desse modelo de avaliação, que provou abordar de maneira mais abrangente os conhecimentos dos alunos, sendo, dessa forma, mais adequada do que o modelo tradicional.

Foram elaborados três modelos de prova, um para cada turno, além de provas especiais que atendiam às necessidades específicas de certas turmas. Com o objetivo de deixar os alunos familiarizados com os modelos adotados nos concursos públicos e vestibulares, as repostas foram dadas em cartões-resposta à parte, dessa forma, levaram suas provas para casa onde poderiam conferir suas respostas. Esse método agradou muito aos estudantes que, em maioria maciça, aprovaram o protótipo interdisciplinar.

Nessa primeira prova o texto central foi o mesmo trabalhado no decorrer do bimestre: Construção, de Chico Buarque de Hollanda, consonante com o tema gerador do 1º bimestre, trabalho. As questões foram publicadas sem a indicação da disciplina, assim como nas provas do ENEM e de vestibulares, desvinculando a questão da sua matéria de origem, contribuindo, dessa forma, para a abordagem interdisciplinar.

Conforme esperado, os resultados foram superiores àqueles obtidos com o modelo tradicional de avaliação, já que o conhecimento do aluno foi avaliado como um todo em vez de fracionado em áreas.

Um comentário:

  1. Totalmente inovadora a prova interdisciplinar. Parabéns a toda a equipe de professores, funcionários e direção, que contribuíram para o sucesso desta nova empreitada. Fico feliz de fazer parte deste grupo que acredita numa educação dinâmica e de qualidade.

    ResponderExcluir