O Nariz, de Luís Fernando Veríssimo
Neste dia, a tenda literária do CE Mochón teve como tema a crônica de Veríssimo, que ironiza os padrões comportamentais exigidos pela sociedade em detrimento da competência e da honestidade. O projeto Tenda Literária tem por objetivo aproximar os alunos da leitura, fazendo com que entrem em contato com os livros, folheando-os, distinguindo suas partes (capa, abas, folha de guarda, etc), tornando o livro atraente e despertando interesse.
A apresentação desse dia constituiu-se, inicialmente, de uma dinâmica com fotografias de personalidades excêntricas, como Salvador Dali, Albert Einstein, Andy Warhol, entre outros. Naquele momento, os alunos puderam exprimir suas opiniões a respeito da aparência daquelas pessoas, revelando, em alguns casos, a desconfiança e a intolerância.
A seguir, realizou-se a dramatização da crônica, quando os alunos interpretaram de maneira muito bem humorada as desventuras do dentista que vê sua vida desmoronar quando decide usar permanentemente um nariz postiço. O que veio em seguida foi um acalorado debate sobre como a sociedade impõe padrões de comportamento e aparência; naquele momento os alunos notaram como eles mesmos eram vítimas de preconceito e como deveriam exercitar a aceitação e a tolerância.
A atividade foi finalizada com uma produção de cartazes, onde os alunos puderam expor o que aprenderam utilizando as próprias fotografias da dinâmica que abriu a apresentação e outros materiais de corte e colagem.
Colaboraram na produção dessa atividade professores de língua portuguesa e literatura, que trataram da interpretação do texto e dos recursos estilísticos empregados; língua inglesa, tratando da influência norte-americana na moda brasileira; Artes, responsável pela elaboração de material expositivo e montagem do cenário.
Nenhum comentário:
Postar um comentário