Após a experiência bem sucedida da prova interdisciplinar aplicada no início do ano letivo, a equipe estava segura da eficácia desse modelo de avaliação, que provou abordar de maneira mais abrangente os conhecimentos dos alunos, sendo, dessa forma, mais adequada do que o modelo tradicional.
Foram elaborados três modelos de prova, um para cada turno, além de provas especiais que atendiam às necessidades específicas de certas turmas. Com o objetivo de deixar os alunos familiarizados com os modelos adotados nos concursos públicos e vestibulares, as repostas foram dadas em cartões-resposta à parte, dessa forma, levaram suas provas para casa onde poderiam conferir suas respostas. Esse método agradou muito aos estudantes que, em maioria maciça, aprovaram o protótipo interdisciplinar.
Nessa primeira prova o texto central foi o mesmo trabalhado no decorrer do bimestre: Construção, de Chico Buarque de Hollanda, consonante com o tema gerador do 1º bimestre, trabalho. As questões foram publicadas sem a indicação da disciplina, assim como nas provas do ENEM e de vestibulares, desvinculando a questão da sua matéria de origem, contribuindo, dessa forma, para a abordagem interdisciplinar.
Conforme esperado, os resultados foram superiores àqueles obtidos com o modelo tradicional de avaliação, já que o conhecimento do aluno foi avaliado como um todo em vez de fracionado em áreas.
Foram elaborados três modelos de prova, um para cada turno, além de provas especiais que atendiam às necessidades específicas de certas turmas. Com o objetivo de deixar os alunos familiarizados com os modelos adotados nos concursos públicos e vestibulares, as repostas foram dadas em cartões-resposta à parte, dessa forma, levaram suas provas para casa onde poderiam conferir suas respostas. Esse método agradou muito aos estudantes que, em maioria maciça, aprovaram o protótipo interdisciplinar.
Nessa primeira prova o texto central foi o mesmo trabalhado no decorrer do bimestre: Construção, de Chico Buarque de Hollanda, consonante com o tema gerador do 1º bimestre, trabalho. As questões foram publicadas sem a indicação da disciplina, assim como nas provas do ENEM e de vestibulares, desvinculando a questão da sua matéria de origem, contribuindo, dessa forma, para a abordagem interdisciplinar.
Conforme esperado, os resultados foram superiores àqueles obtidos com o modelo tradicional de avaliação, já que o conhecimento do aluno foi avaliado como um todo em vez de fracionado em áreas.
Totalmente inovadora a prova interdisciplinar. Parabéns a toda a equipe de professores, funcionários e direção, que contribuíram para o sucesso desta nova empreitada. Fico feliz de fazer parte deste grupo que acredita numa educação dinâmica e de qualidade.
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