quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Texto da última prova interdisciplinar do ano letivo de 2010.



CE MONSENHOR MIGUEL DE SANTA MARIA MOCHÓN

AVALIAÇÃO INTERDISCIPLINAR – 4º Bimestre – 2010

HUMANAS

Pobreza mata, escola salva

Ser miserável ou indigente é "morrer" aos poucos todos os dias. A pobreza mata. A pobreza esfacela famílias. Em moradias marcadas pela pobreza é possível perceber até uma certa banalização da morte. Para quem "morre" um pouco todos os dias, o fim definitivo, infelizmente, pode ser encarado como desdobramento do cotidiano.

Um marido que espanca sua mulher ou companheira, "morre" como marido. Se uma mãe manda a filha para a exploração sexual, ela "morrerá" como mãe. A mãe que deixa de levar o filho à escola, porque pensa que ele poderá ser mais útil à família trabalhando nas ruas ou em atividades irregulares, também "morre" como mãe, porque está comprometendo o futuro do filho. E um pai que abusa sexualmente de seus filhos? Este "morre" como pai, definitivamente.

São essas "mortes" diárias que vão construindo e consolidando cada vez mais miséria e mais pobreza. No filme, tudo isso fica muito mais evidente, mesmo para alguém, como eu, que trabalha como assistente social há mais de 16 anos e convive com personagens reais que se encaixam perfeitamente nesta história de ficção.

É hora de banir a miséria da história brasileira. Não podemos e nem temos mais condições éticas de apenas fazer a gestão diária da pobreza. Precisamos dar um salto e dizer ao país que não aceitaremos que a indigência e a miséria passem de geração para geração, como heranças macabras.

Se for eleita a aliança da educação com a proteção social será possível acabar com os "assassinatos simbólicos" que acontecem nas famílias em conseqüência da pobreza. O caminho para mudar esta realidade é a escola. É lá, sem dúvida, que se fará uma revolução na vida das famílias em desconstrução.

A escola deve ensinar, mas também proteger. Além de aplicar provas e cobrar frequência, é preciso que a instituição observe com atenção as reais condições de vida de seus alunos e que passe a construir soluções por meio das políticas públicas de saúde, assistência social, habitação, cultura e outras tantas.

Um país como o nosso pode, e deve, ter uma escola que agregue educação e proteção social para salvar vidas, vínculos familiares e comunitários. Uma escola com professores, assistentes sociais, sociólogos, psicólogos e até mesmo arquitetos para garantir melhorias nas precárias moradias dos alunos e de suas famílias.

Se não estivermos convictos de que vivemos uma imensa urgência social, nossos braços se cruzarão naturalmente. Acontece que tem gente querendo viver. E o Brasil precisa agir.

(MARCELO GARCIA, O Globo, 8 de março de 2010. Adaptado.)

terça-feira, 7 de dezembro de 2010

VILA OLÍMPICA DE PADRE MIGUEL O SONHO QUE SE TORNOU REALIDADE.

UM ANSEIO DOS MORADORES DA VILA VINTÉM E O EMPENHO DO SENHOR CLODIS ALVES DA INVENÇÃO OU SIMPLESMENTE COCÓ.

Mestre André Autor paradinha da Mocidade Independente de Padre Miguel

quinta-feira, 2 de dezembro de 2010

Ponto Chic é o caldeirão!


Como o Grupo de Códigos tem o dever de falar sobre os lugares importantes de Padre Miguel e o que anda acontecendo negativamente em nosso bairro, enfatizaremos o Ponto Chic:conhecido pelo carnaval e festas de rua que, muitas vezes ocorrem sem nenhuma segurança e higiene.
No local, devido a falta de segurança e conscientização dos frequentantes, o consumo de álcool é muito elevado por adultos e, principalmente, por jovens,em decorrência do não cumprimento à lei de proibição da venda de bebidas alcóolicas a menores, por parte dos comerciantes locais. Tais jovens "que perdem a noção do perigo" como diz minha mãe, acabam realmente correndo perigo. O grupo, durante a aula de Artes, elaborou uma animação que tenta explicar um pouco o que acontece e o que pode acontecer nas noites de domingo, com esses excessos.

É... vimos que não há segurança em relação a carros e motos, que transitam sem nenhuma fiscalização. Tentamos mostrar o que pode acontecer se continuarmos 'SEM NOÇÃO DO PERIGO' em relação a nossa própria vida. Jovens, se liguem! Bebidas alcóolicas, em consumo exagerado, podem gerar um fim trágico!

(Trabalho da turma 2002)

quarta-feira, 1 de dezembro de 2010

Matéria Ética e Cidadania - Conexãoaluno CONFIRA!

http://www.conexaoaluno.rj.gov.br/sala-noticia-detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=5931

domingo, 28 de novembro de 2010



Nessas imagens estam presentes: Pastor Roberto, representante da juventude da Primeira Igreja da Moça Bonita, Clódis Alves da Invenção, agente comunitário da Vila Olímpica de Padre Miguel, Carlos Bessa, Presidente da Associação da comunidade Vila do São Bento, Preto, fundador do Instituto Larte do Conjunto Dom Jaime Cãmara, Maria Olívia Rodrigues, sócia do grupo Frango Chik, Professora Rosemary, professora da Fundação da Infãncia e Adolescência , Mestre Zé Bolinho, fundador da Bateria BN10 Velha Guarda do Rítmo , e a diretora Geral do C.E. Monsenhor miguel de Santa Maria Mochón, professora Ana Paula Freitas Rodrigues.

sábado, 27 de novembro de 2010

Alunos da oficina de rítmo do Programa Escola Aberta do C.EMochón se apresentando em nossa culminância.

Nossos alunos fizeram uma homenagem ao saudoso mestre André.mestre de bateria que enquanto estava a frente da Bateria da Mocidade de independente de Padre Miguel, recebeu a escola de samba dos jurados que julgavam o desfile do carnaval carioca, nota 10 em todos os quesitos.
Esteve conosco para prestigiar o trabalho dos alunos e contar um pouco da história do mestre André, o músico José André Rodrigues, o Zé Bolinho. Amigo íntimo do ritmista, Zé Bolinho é fundador da BN10 da Velha Guarda do Rítmo, bateria que tem por objetivo resgatar os tempos áureos da bateria da Mocidade.A BN10, também é conhecida como Os discípulos de mestre André.
Aos sábados, 50 crianças comandadas pelo mestre Bolinho, através do programa Escola aberta,recebem aulas de rítmo .Pretendemos com esse projeto de jovens e crianças aos sábados aqui em nossa unidade escolar, fundar uma bateria que terá se for possível o nome de Mestre André do Futuro.

Esquete Cidadania Já!

Opinião dos nossos sobre o quem vem a ser Ética e cidadania - Foco O ´Ponto Chik de Padre Miguel

Fotos da confecção do Natal Ecológico

Montagem do Cenário .

De Copacabana a Padre Miguel -

Nossos alunos montam uma esquete em inglês sobre ética e cidadania em que no final o gringo vai conhecer a escola de samba de referência em Padre Miguel.

Natal Ecologicamente correto

Gravidez Precoce - Causas e Consequências uma realidade nua e crua no nosso bairro

Depoimento do senhor celso - Dependência química

Pesquisa sobre a Vila Olímpica

Sentado a esquerda estava o senhor Clódis Alves da Invenção , um homem de fundamental importância para a criação daVila Olímpica em Padre Miguel, Pois foi ele que redigiu a carta e entregou a mesma ao Senhor João Avelanges numa palestra na Universidade Castelo Branco em Realengo.

Plataforma Centros Urbanos - Presidente da Associação de Moaradores , Senhor Carlos Bessa.

André Araujo ex aluno do colégio e a proposta da passeata cultural

O coordenador do grupo de Hip hop Jovens de Periferia,André Luiz Araujo, aluno concluinte do Ensino Médio do C.E. Mochón ,ano de 2007no ano de 2009 o grupo foi ao Suriname e junho de 2010 à Holanda para trocar experiência nos festivais de dança. Faz parte desse grupo,alunos de nossa escola, como:Jessica Ramos aluna e representante de nosso grêmio estudantil ,Romulo Costa, atual oficineiro deHop do Programa Escola Aberta do C.E.Mochón,Fabricio Honorato, atual oficineiro de jazz do Programa já citado, e nosso alex da primeira série do turno da tarde e oGuedes do turno da noite .A propósta do grupo agora é realizar na rua principal do bairro uma passeata cultural e recebeu depois do apelo feito em nossa culminância, o apoio das pessoas presentes, Maria Olivia do Frango chik, Carlos Bessa, presidente de associação de moradores, e o preto do instituto larte e é lógico o nosso incentivo.

Pesquisa sobre jovens de Padre Miguel - Influências

História da Formação do Bairro

ria

Estatística de uso de bebidas alcólicas entre os jovens do bairro.

Foi uma pesquisa desenvolvida pela turma 3002 e depois da exposição da aluna Natalia,o senhor Celson, participante do Projeto ACORDAR , desenvolvido na Primeira Igreja Batista do bairro,conversou com os nossos jovens sobre as consequência negativas que a bebida alcólica fez em sua vida.

Pedido de Paz para o bairro e o Estado do Rio de Janeiro

Abertura da Culminância do Projeto Pedagógico Ética e Cidadania, cujo cenário é o bairro de Padre Miguel.

Realizada em 26 de novembrode2010.
Abertura feita pela diretora geral Ana Paula Freitas Rodrigues.

Palavra da diretora: Nesse segundo semestre o tema norteador é Ética e Cidadania, cujo cenário é o bairro de Padre Miguel na qual a escola está inserida por identidade.Nossos alunos fizeram uma pesquisa de campo trazendo para a sala de aula assuntos relacionados a qualidade de vida dos moradores.Com esse projeto, pretendemos conscientizar os educandos que o indivíduo possui uma enorme responsabilidade sobre si e principalmente sobre o outro para que através de suas ações possa propiciar o bem estar de toda a sociedade.
CONFIRA O RESTANTE NO VÍDEO.

sábado, 20 de novembro de 2010

Professores utilizam-se da MPB para ministrarem suas aulas-Saiu no Canal Futura e TV RECORD

http://www.youtube.com/watch?v=NOua7psEn28


http://www.youtube.com/watch?v=UpsS-86DrgU

quarta-feira, 17 de novembro de 2010

13 de novembro de 2010 — Entrevista com Carlos Artexes Simões, diretor de Concepções e Orientações Curriculares para Educação Básica no MEC.Essa é uma produção coletiva de vídeo, na perspectiva da educomunicação, realizada pelos jovens participantes do Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador (Bertioga, SP, de 08 a 11 de novembro de 2010), promovido pelo Ministério da Educação e pelo SESC.A produção foi realizada sob coordenação do Projeto Cala-boca já morreu - porque nós também temos o que dizer!

http://www.youtube.com/watch?v=grxBEym2FiY


http://www.youtube.com/watch?v=sfw1UX0Mkks
http://www.youtube.com/watch?v=HViowhOwHfs&feature=player_embedded#

http://www.youtube.com/watch?v=E9oWVFr4CyQ


— 12 de novembro de 2010 — Produção coletiva de vídeo, na perspectiva da educomunicação, realizada pelos jovens participantes do Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador (Bertioga, SP, de 08 a 11 de novembro de 2010), promovido pelo Ministério da Educação e Cultura.
Um escola que Queremos, narrativa aluna Jessica Ramos do C.E. Mochón

domingo, 14 de novembro de 2010

Seminário do Ensino Médio Inovador Bertioga -SP



SESC Bertioga, em São Paulo, mais antigo meio de hospedagem da Instituição, recebe de 8 a 11 de novembro cerca de 700 educadores para o Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador. Esse encontro é uma continuação da Formação de Professores que aconteceu na Escola SESC, Rio de Janeiro, no começo do ano e foi resultado do acordo entre o SESC e o Ministério da Educação. Na época, mais de mil profissionais envolvidos no programa Ensino Médio Inovador assistiram a palestras de grandes educadores como Edgar Morin, Mauro Maldonato, Vasco Moreto e Fracisco Savioli. Agora, gestores, professores e alunos estão reunidos novamente desta vez tendo como foco conhecer os trabalhos realizados pelas escolas e analisar o processo de organização do programa nas secretarias.

O Diretor do Departamento Regional do SESC em São Paulo, Danilo Santos de Miranda abriu o evento saudando os participantes e lembrando que essa é uma oportunidade para reflexão acerca das questões mais graves e urgentes do nosso país: a educação. "Nós do SESC procuramos a excelência na educação por acreditarmos que ela proporciona as pesssoas melhorarem suas vidas. Por isso, depositamos aqui a maior esperança para que isso aconteça", disse.

Claudia Fadel, Diretora da Escola SESC de Ensino Médio, contou a todos que desde que assumiu a direção da Escola vem sendo instigada e movida pela inovação em sua prática cotidiana. "Inovar é a palavra de ordem quando se fala de Ensino Médio por que é uma etapa da trajetória escolar em que se consolidam os valores indispensáveis para o exercício da cidadania. Portanto, o desafio que se impõe a todos nós que pensamos e praticamos a educação é inovar para tornar a escola um lugar atraente para adolescentes e adultos", revelou.

Logo em seguida, Evelyne Pinheiro, Coordenadora de Ensino Médio do MEC, classificou o evento como um momento histórico para a educação do Brasil. Ela acredita que a integração entre professores e alunos trará pontos de discussão importantes. O Diretor-Geral do SESC, Maron Emile Abi-Abib, também partilha deste pensamento. Ele iniciou sua fala compartihando com o público o esforço do SESC em prol da Educação no país. "Aqui em Bertioga estamos trilhando um caminho para fortalecer nossa função propositiva que é servir de exemplo e modelo para outras instituições. Vamos criar, inovar", convocou.

A representante do Parlamento Juvenil do Mercosul, Larissa Quineli deseja que o evento atinja seus obejtivos independente das direferenças regionais ou culturais, Carlos Artexes, Diretor de Concepções e Orientações Curriculares do MEC, falou em nome do Ministro Fernando Hadad. Ele lembrou que faz um ano que o Governo Federal lançou o programa Ensino Médio Inovador e que este encontro celebra este primeiro aniversário ao dar voz às experiências das escolas.

Logo após, foi a vez do Diretor do SESC SP, Danilo Miranda fazer a Conferênvia de Abertura destacando dois temas: educação e cultura. Ele falou sobre a definição de cada uma dessas palavras para contextualizar seus conceitos. "Educação pressupõe desenvolvimento integral, cultura criação, produção, vida coletiva. Por isso as duas se integram, se complementam. No SESC trabalhamos para o lazer educativo, mais aberto para o contato com o outro, Trabalhamos com a inclusão, diversos públicos interagem.

Para ilustrar essa integração, subiu ao palco, o grupo Mawaca que mostrou ao público recriações de músicas de diversas etnias com toque de brasilidade. Sete cantoras entreteram os presentes cantando canções em 10 línguas diferentes. Uma curiosidade: Mawaca é uma palavra de um dialeto da Nigéria que os xamãs usavam para atrair os espíritos.

Fonte: www.sesc.com.br

Na terça-feira, dia 09, às 14:30h, a Professora de matemática Daniele Ferreira Torres, em plenária, coordenada pelo professor Carlos Artexes, contou as experiências inovadoras do C.E Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón que começou com a primeira reunião pedagógica realizada na escola depois do curso de formação no SESC em janeiro até a criação do blog eletivas 2010.

Após a explanação, foi aberto a seção para as perguntas que partiam de professores, gestores e alunos de vários estados do país que ali também estavam para compartilharem experiências.A aluna Jéssica Ramos, aluna do terceiro ano do colégio e representante do Grêmio Estudantil, respondia as perguntas que se referiam ao corpo discente, a professora Daniele, as perguntas ligadas ao corpo docente e a diretora geral Ana Paula Freitas Rodrigues as perguntas ligada a gestão, projetos integradores/matriz curricular .

Na quinta- feira, dia 11 após o café da manhã, os alunos representantes dos estados, apresentaram seus vídeos montados entre os dias 09 e 10 de novembro . Como se deve ser uma escola inovadora foi o foco central de cada vídeo

quinta-feira, 4 de novembro de 2010


Aula de Campo ao Jardim Botânico do Rio de Janeiro

No dia 03 de novembro, os professores Eduardo de geografia,Valéria Milioli de química e Vanesa de biologia levaram os alunos de terceiro ano e segundo ano para uma aula de campo ao Jardim Botânico . O objetivo foi Demonstrar as diferentes paisagens que podem ser encontradas no Brasi a partir da vivência com diferentes tipos de vegetação, amostrar que elas só podem ser mantidas em todo país, com boa conduta ética de toda a população, com suas características, costumes e vidas diferentes.

quarta-feira, 27 de outubro de 2010

OFICINA E APRESENTAÇÃO ARTÍSTICA - ROCK ANOS 50 e 60

A oficina foi administrada pelos professores: Ruyvaz, Iracema e Lucia Cristiane, com os alunos da 2ª série do turno da manhã.
Foi abordada a história do Rock, nos primórdios. O Movimento "Jovem Guarda".
A professora de espanhol- Lucia Cristiane, trouxe para os alunos a música Labamba. A partir de Rtchie Valens de descendência mexicana o cantor deu uma nova roupagem para o Rock.

quarta-feira, 20 de outubro de 2010

MOCHON na TV Futura - 07-07-2010






No Dia 07 de julho de 2010, foi ao ar na TV Futura, a entrevista realizada no Colégio Mochón mostrando o que até então vinha sendo desenvolvido desde o início do ano letivo, no novo Projeto - Ensino Médio Inovador.
r

Essas são as fotos do Construção que apresentamos para o Futura com o propósito de explicarmos o que vem a ser o Médio Inovador.


http://www.youtube.com/watch?v=95sYzAHgmqM&feature=related link da entrevista.

Apresentaçao Samba (Dança de Salao)

Sertanejo

sábado, 16 de outubro de 2010

OFICINA PLANETA ÁGUA


Em Outubro foi realizada nos três turnos de nossa escola Oficinas abordando o Tema MPB.
Trabalho desenvolvido entre os docentes utilizando a interdisciplinariedade.
Este Projeto foi desenvolvido pela Professora Luciana de Educação Física, com a participação da Professora Verônica de Biologia.

sexta-feira, 15 de outubro de 2010

MPB nas Escolas - Repórter Rio

MPB_nas_escolas.mp4

TV Brasil - MPB nas escolas.asf

Jornal Futura 07/07/2010 Bloco 1

Fotos do Projeto MPB no C.E. Mochón



Oficina Interdisciplinar com o tema da música Angra dos Reis (Legião Urbana) - Disciplinas envolvidas: Língua Portuguesa e Física

Na Onda da Bossa Nova -Disciplinas envolvidas: Matemática (Desenhos Geometricos) como plano de fundo o Calçadão de Copacabana

Projeto MPB nas escolas


Desde junho, os professores do C.E.Mochón estão desenvolvendo mais um trabalho interdisciplinar envolvendo a Música Popular Brasileira.O ponta pé inicial do programa MPB nas escolas, aconteceu em nossa unidade escolar no mês de maio, com o curso de capacitação ministrados aos nosso corpo docente pela Fundação Cravo Albim.
Tomando como pano de fundo, gêneros musicais, com samba, bossa nova, tropicalia, Rock, sertanejo, funk e etc, professores de todas as áreas do conhecimento desenvolveram oficinas onde os alunos puderam estudar desenho geométrico,gráficos comparativo do nível de degradação ambiental da época e da atualidade.Doenças sexualmente transmissíveis,a importância da língua estrangeira no mercado de trabalho,reciclagem, Conservação da água.
Materias, como pincéis, tinta guache,massa de modelar, isopor e tábua foram utilizados pelos nossos alunos, onde montaram maquetes representando um Rio de Janeiro, sem a ação da degradação.
Tudo isso é lógico, com o estudo dos compositores e canções que marcaram e marcarão de forma positiva a nossa música popular brasileira.

Palestra Sobre Orientação no Trânsito





O Projeto Trânsito Responsa, uma parceria entre Secretaria de Estado deEducação e o Detran, realizou na manhã do dia 02 de junho uma palestra para os alunos do C.E. Mochón.O objetivo do Programa é conscientizar jovens de 18 a 29 anos, envolvidos 34% dos acidentes com vítimas, por ano, em nosso estado.
O Projeto Trânsito Responsa vai de encontro com o tema do segundo sementre de nossa escola.Ética e Cidadania. escola.Ética e Cidadania.

segunda-feira, 20 de setembro de 2010

Por dentro dos meios – Dia 20/09/2010

Foi realizado no dia 20 de setembro um encontro com a equipe do planeta.com, que apresentou o curso de capacitação Por dentro dos meios, oferecido aos professores das escolas participantes do EMI.

Mais informações no site: http://www.planetapontocom.org.br/

“A direção do C.E. Mochón irá montar uma turma online no site planeta.com para o curso Mídia na Educação. Deverão fazer parte do curso todos os professores Doc I e II do colégio que possuam Ensino Médio Inovador. Para que haja participação efetiva de todos, é necessário que a partir do dia 24 de setembro, cada professor nosso entre no site e faça sua matrícula na turma do C.E. Mochón.
Para aqueles que não compareceram à capacitação com a SEEDUC e a equipe do planeta.com no dia 20 de setembro, encontra-se na direção o material informativo.”

Ana Paula Freitas – Direção Geral


Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

quinta-feira, 17 de junho de 2010

A Importância da Alimentação e da Hidratação – 18/05/2010

Atividade desenvolvida pela professora de Educação Física na quadra esportiva do CE Mochón. O tema principal do trabalho foi a alimentação, quando se discutiu a importância do consumo de frutas para o bom funcionamento do organismo.

O trabalho incluiu também informações sobre a importância da água para a vida, além de demonstrar que as próprias frutas podem, também, ser fonte de água.

Durante o trabalho, diagnosticou-se que muitos alunos vinham para o colégio sem comer ou beber nada, o que certamente influenciava seu desempenho durante as aulas práticas e teóricas. Esse quadro foi passado aos demais professores, que se comprometeram a abordar temas relacionados à importância da nutrição em suas próximas aulas.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

quarta-feira, 16 de junho de 2010

Palestras sobre Empregabilidade e Mercado de Trabalho – Dia 03/05/2010

Nesse dia foram realizadas no CE Mochón várias palestras sobre empregabilidade e mercado de trabalho. Profissionais de diversas áreas marcaram presença, compartilhando experiência e informações com os alunos em apresentações que se estenderam por todo o dia. Vale registras que as profissões abordadas foram escolhidas pelos próprios alunos através de um tópico no Fórum do Mochón onde, durante dois meses, foram contabilizadas as áreas mais votadas.

Algumas das palestras apresentadas: turismo, nutrição, tecnologia da informação e carreira militar. Além de receberem informações riquíssimas sobres os detalhes de cada carreira, os alunos ainda participaram de uma dinâmica sobre orientação vocacional e assistiram a uma palestra sobre o programa Jovem Aprendiz, que já beneficia vários estudantes do Mochón.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

sábado, 5 de junho de 2010

Prova Interdisciplinar – 1º Bimestre

Após a experiência bem sucedida da prova interdisciplinar aplicada no início do ano letivo, a equipe estava segura da eficácia desse modelo de avaliação, que provou abordar de maneira mais abrangente os conhecimentos dos alunos, sendo, dessa forma, mais adequada do que o modelo tradicional.

Foram elaborados três modelos de prova, um para cada turno, além de provas especiais que atendiam às necessidades específicas de certas turmas. Com o objetivo de deixar os alunos familiarizados com os modelos adotados nos concursos públicos e vestibulares, as repostas foram dadas em cartões-resposta à parte, dessa forma, levaram suas provas para casa onde poderiam conferir suas respostas. Esse método agradou muito aos estudantes que, em maioria maciça, aprovaram o protótipo interdisciplinar.

Nessa primeira prova o texto central foi o mesmo trabalhado no decorrer do bimestre: Construção, de Chico Buarque de Hollanda, consonante com o tema gerador do 1º bimestre, trabalho. As questões foram publicadas sem a indicação da disciplina, assim como nas provas do ENEM e de vestibulares, desvinculando a questão da sua matéria de origem, contribuindo, dessa forma, para a abordagem interdisciplinar.

Conforme esperado, os resultados foram superiores àqueles obtidos com o modelo tradicional de avaliação, já que o conhecimento do aluno foi avaliado como um todo em vez de fracionado em áreas.

Tenda Literária – Dia 15/03/2010

O Nariz, de Luís Fernando Veríssimo

Neste dia, a tenda literária do CE Mochón teve como tema a crônica de Veríssimo, que ironiza os padrões comportamentais exigidos pela sociedade em detrimento da competência e da honestidade. O projeto Tenda Literária tem por objetivo aproximar os alunos da leitura, fazendo com que entrem em contato com os livros, folheando-os, distinguindo suas partes (capa, abas, folha de guarda, etc), tornando o livro atraente e despertando interesse.

A apresentação desse dia constituiu-se, inicialmente, de uma dinâmica com fotografias de personalidades excêntricas, como Salvador Dali, Albert Einstein, Andy Warhol, entre outros. Naquele momento, os alunos puderam exprimir suas opiniões a respeito da aparência daquelas pessoas, revelando, em alguns casos, a desconfiança e a intolerância.

A seguir, realizou-se a dramatização da crônica, quando os alunos interpretaram de maneira muito bem humorada as desventuras do dentista que vê sua vida desmoronar quando decide usar permanentemente um nariz postiço. O que veio em seguida foi um acalorado debate sobre como a sociedade impõe padrões de comportamento e aparência; naquele momento os alunos notaram como eles mesmos eram vítimas de preconceito e como deveriam exercitar a aceitação e a tolerância.

A atividade foi finalizada com uma produção de cartazes, onde os alunos puderam expor o que aprenderam utilizando as próprias fotografias da dinâmica que abriu a apresentação e outros materiais de corte e colagem.

Colaboraram na produção dessa atividade professores de língua portuguesa e literatura, que trataram da interpretação do texto e dos recursos estilísticos empregados; língua inglesa, tratando da influência norte-americana na moda brasileira; Artes, responsável pela elaboração de material expositivo e montagem do cenário.