domingo, 14 de novembro de 2010

Seminário do Ensino Médio Inovador Bertioga -SP



SESC Bertioga, em São Paulo, mais antigo meio de hospedagem da Instituição, recebe de 8 a 11 de novembro cerca de 700 educadores para o Seminário Nacional do Ensino Médio Inovador. Esse encontro é uma continuação da Formação de Professores que aconteceu na Escola SESC, Rio de Janeiro, no começo do ano e foi resultado do acordo entre o SESC e o Ministério da Educação. Na época, mais de mil profissionais envolvidos no programa Ensino Médio Inovador assistiram a palestras de grandes educadores como Edgar Morin, Mauro Maldonato, Vasco Moreto e Fracisco Savioli. Agora, gestores, professores e alunos estão reunidos novamente desta vez tendo como foco conhecer os trabalhos realizados pelas escolas e analisar o processo de organização do programa nas secretarias.

O Diretor do Departamento Regional do SESC em São Paulo, Danilo Santos de Miranda abriu o evento saudando os participantes e lembrando que essa é uma oportunidade para reflexão acerca das questões mais graves e urgentes do nosso país: a educação. "Nós do SESC procuramos a excelência na educação por acreditarmos que ela proporciona as pesssoas melhorarem suas vidas. Por isso, depositamos aqui a maior esperança para que isso aconteça", disse.

Claudia Fadel, Diretora da Escola SESC de Ensino Médio, contou a todos que desde que assumiu a direção da Escola vem sendo instigada e movida pela inovação em sua prática cotidiana. "Inovar é a palavra de ordem quando se fala de Ensino Médio por que é uma etapa da trajetória escolar em que se consolidam os valores indispensáveis para o exercício da cidadania. Portanto, o desafio que se impõe a todos nós que pensamos e praticamos a educação é inovar para tornar a escola um lugar atraente para adolescentes e adultos", revelou.

Logo em seguida, Evelyne Pinheiro, Coordenadora de Ensino Médio do MEC, classificou o evento como um momento histórico para a educação do Brasil. Ela acredita que a integração entre professores e alunos trará pontos de discussão importantes. O Diretor-Geral do SESC, Maron Emile Abi-Abib, também partilha deste pensamento. Ele iniciou sua fala compartihando com o público o esforço do SESC em prol da Educação no país. "Aqui em Bertioga estamos trilhando um caminho para fortalecer nossa função propositiva que é servir de exemplo e modelo para outras instituições. Vamos criar, inovar", convocou.

A representante do Parlamento Juvenil do Mercosul, Larissa Quineli deseja que o evento atinja seus obejtivos independente das direferenças regionais ou culturais, Carlos Artexes, Diretor de Concepções e Orientações Curriculares do MEC, falou em nome do Ministro Fernando Hadad. Ele lembrou que faz um ano que o Governo Federal lançou o programa Ensino Médio Inovador e que este encontro celebra este primeiro aniversário ao dar voz às experiências das escolas.

Logo após, foi a vez do Diretor do SESC SP, Danilo Miranda fazer a Conferênvia de Abertura destacando dois temas: educação e cultura. Ele falou sobre a definição de cada uma dessas palavras para contextualizar seus conceitos. "Educação pressupõe desenvolvimento integral, cultura criação, produção, vida coletiva. Por isso as duas se integram, se complementam. No SESC trabalhamos para o lazer educativo, mais aberto para o contato com o outro, Trabalhamos com a inclusão, diversos públicos interagem.

Para ilustrar essa integração, subiu ao palco, o grupo Mawaca que mostrou ao público recriações de músicas de diversas etnias com toque de brasilidade. Sete cantoras entreteram os presentes cantando canções em 10 línguas diferentes. Uma curiosidade: Mawaca é uma palavra de um dialeto da Nigéria que os xamãs usavam para atrair os espíritos.

Fonte: www.sesc.com.br

Na terça-feira, dia 09, às 14:30h, a Professora de matemática Daniele Ferreira Torres, em plenária, coordenada pelo professor Carlos Artexes, contou as experiências inovadoras do C.E Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón que começou com a primeira reunião pedagógica realizada na escola depois do curso de formação no SESC em janeiro até a criação do blog eletivas 2010.

Após a explanação, foi aberto a seção para as perguntas que partiam de professores, gestores e alunos de vários estados do país que ali também estavam para compartilharem experiências.A aluna Jéssica Ramos, aluna do terceiro ano do colégio e representante do Grêmio Estudantil, respondia as perguntas que se referiam ao corpo discente, a professora Daniele, as perguntas ligadas ao corpo docente e a diretora geral Ana Paula Freitas Rodrigues as perguntas ligada a gestão, projetos integradores/matriz curricular .

Na quinta- feira, dia 11 após o café da manhã, os alunos representantes dos estados, apresentaram seus vídeos montados entre os dias 09 e 10 de novembro . Como se deve ser uma escola inovadora foi o foco central de cada vídeo

Nenhum comentário:

Postar um comentário