sábado, 14 de novembro de 2015

Culminância Matemática 360°

     



       No último sábado letivo tivemos no C.E. Mochón a culminância dos projetos Matemática 360°. Além de terminar e expor os trabalhos interdisciplinares, cada turma apresentou uma paródia usando os conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de Aula. Foi um show de criatividade e animação.

 






     As turmas de 1º ano expuseram seus móbiles realizados juntamente com os professores de Matemática, Química e arte. Buscando compreender de maneira mais lúdica o processo de interações entre diferentes substâncias, foi proposto aos estudantes que construísse com bolas de isopor e palitos modelos que representasse as estruturas da água, do cloreto de sódio(sal de cozinha) e consequentemente a estrutura representando a dissolução do sal na água. Para isso, os alunos apreciaram os móbiles do artísta plástico Alexandre Calder para pensar no equilíbrio e no espaço das estruturas. Além, é claro, do uso do transferidor para averiguar a distância de 105° entre uma ligação de hidrogênio e outra.








     O 2º ano ficou com a difícil tarefa de projetar casas populares para famílias de 5 pessoas, imaginando uma suposta licitação da prefeitura durante as aulas de Arte e Matemática. Primeiramente estudaram um pouco de Arquitetura através da contemplação de imagens e tiveram contato com alguns elementos padrões de representação gráfica. Em um segundo momento em equipes pensaram no tamanho e na distribuição da casa de forma a atender as necessidade da família de 5 pessoas e iniciaram sua planta baixa em escala de 1/25. E por último guiaram-se pela planta baixa para a construção da maquete em escala 1/50.
                       


                       






         Já as turmas de 3º ano fizeram um lindo trabalho na escadaria da escola usando várias referencias desde a escadaria da Lapa do artista Selarón, passando pelos azulejos portugueses e ladrilhos hidráulicos. Essa aula reuniu os professores de Arte, História e Matemática, no qual os alunos puderam conhecer e apreciar a presença dos azulejos, ladrilhos, mosaicos, na história social e artística. Como estudar as transformações pontuais dos elementos geométricos como a simetria por rotação muito presente nesta produção. Para por fim experienciar a produção artística através do recorte e sobreposição de cores.

                                                 

                                                 


Nenhum comentário:

Postar um comentário