A aula de hoje teve como
objetivo de levar os alunos a compreenderem que o conhecimento não pode ser
compartimentado, que o desenvolvimento científico, a produção de grandes
máquinas e suas conseqüências são parte de um processo histórico e de um
contexto de reorganização social. No primeiro momento teve a apresentação dos
vídeos: “James Watt e a Máquina a Vapor” e “Energia Nuclear” seguido por um debate
com os alunos e professores. No segundo
momento ocorreu uma dinâmica da linha de montagem, no qual os alunos puderam vivenciar
a montagem de um carro de brinquedo. Esta aula casada envolveu as disciplinas
de História, Física, Química e Iniciação Científica. E buscou desenvolver a ideia
de continuidade, a curiosidade científica, compreensão do funcionamento das
máquinas a vapor, compreensão do uso da energia no processo de industrialização
e como elemento de controle político, Compreender que os resíduos químicos e a
poluição são produto do processo de Revolução Industrial. Bem como Levar os
alunos a compreender que graças a descoberta de novas formas de produção da
energia, a eletricidade deixou de ser um
elemento exclusivo da indústria e dos bairros ricos, e pode ser utilizada por
todos.
Nenhum comentário:
Postar um comentário