Nas primeiras reuniões para planejamento do “Primeira Geração”, a Equipe Pedagógica do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de santa Maria Mochón, junto a equipe de professores percebeu a necessidade de embasamento teórico e alinhamento pedagógico do trabalhos desenvolvidos na escola, dessa forma surgiu a sugestão de quinzenalmente realizarmos um grupo de estudos, onde um tema seria apresentado por um colega aos outros, de modo que todos fizessem uma leitura ao menos e apresentássemos aos colegas.
O primeiro autor foi Edgard Morin e o Livro os sete saberes necessários para a educação do futuro. O livro foi apresentado capítulo a capitulo, para que mesmo que o professor não possa ler, tenha uma ideia bem clara do que o autor apresentou em cada capítulo. As apresentações levam entre 1 e 2 horas, dependendo do tamanho da obra, e abre-se espaço para debates.
Na obra de Morin, ficou bastante clara a responsabilidade de preparar os jovens para um mundo que precisa ser cuidado, que não basta ter consciência de si, mas onde é preciso fazer um esforço para se compreender cidadão do mundo. Nessa perspectiva, o papel da escola é de ampliadora de fronteiras e horizontes, inclusive nas perspectivas pedagógicas, desenvolvendo um saber desengavetado, mais amplo e aberto, como se antes, olhássemos pela janela, e nessa nova forma de pensar educação, nenhum obstáculo pode existir entre “quem olha e a paisagem”. Ideia de preparar cidadãos planetários é apresentada como um desafio para o século XXI , e para isso todos os esforços pedagógicos tem que ser em prol dessa construção de uma cidadania mais ampla e plena. Estudar Morin para nós foi muito bom, pois a visão desse autor está intimamente ligada aos trabalhos que pretendemos desempenhar nesse novo momento do Mochón.
Cada dia mais é necessário derrubar as fronteiras entre as disciplinas e encontrar pontos de convergência, para que os alunos compreendam que a educação não é um artigo que vai ficar apenas na sua vida escolar, mas uma ferramenta eficaz para viver bem no mundo. A compreensão de que todos são responsáveis por tudo, meio ambiente, consumo, economia, cidadania, é isso que cabe a educação do século XXI, não dá para admitir mais a ideia de cada um por si, o mundo já é global, essa realidade já está dada.
Essa noção de cidadão, de responsabilidade, é fundamental para a escola do século XXI, precisamos agir para ajudar a esses jovens a compreender que precisam, que urge que assumam seu papel na sociedade, não como receptores do conhecimento, mas como construtores do mesmo, protagonistas de sua aprendizagem.
Nenhum comentário:
Postar um comentário