sábado, 14 de novembro de 2015

Culminância Matemática 360°

     



       No último sábado letivo tivemos no C.E. Mochón a culminância dos projetos Matemática 360°. Além de terminar e expor os trabalhos interdisciplinares, cada turma apresentou uma paródia usando os conhecimentos matemáticos aprendidos em sala de Aula. Foi um show de criatividade e animação.

 






     As turmas de 1º ano expuseram seus móbiles realizados juntamente com os professores de Matemática, Química e arte. Buscando compreender de maneira mais lúdica o processo de interações entre diferentes substâncias, foi proposto aos estudantes que construísse com bolas de isopor e palitos modelos que representasse as estruturas da água, do cloreto de sódio(sal de cozinha) e consequentemente a estrutura representando a dissolução do sal na água. Para isso, os alunos apreciaram os móbiles do artísta plástico Alexandre Calder para pensar no equilíbrio e no espaço das estruturas. Além, é claro, do uso do transferidor para averiguar a distância de 105° entre uma ligação de hidrogênio e outra.








     O 2º ano ficou com a difícil tarefa de projetar casas populares para famílias de 5 pessoas, imaginando uma suposta licitação da prefeitura durante as aulas de Arte e Matemática. Primeiramente estudaram um pouco de Arquitetura através da contemplação de imagens e tiveram contato com alguns elementos padrões de representação gráfica. Em um segundo momento em equipes pensaram no tamanho e na distribuição da casa de forma a atender as necessidade da família de 5 pessoas e iniciaram sua planta baixa em escala de 1/25. E por último guiaram-se pela planta baixa para a construção da maquete em escala 1/50.
                       


                       






         Já as turmas de 3º ano fizeram um lindo trabalho na escadaria da escola usando várias referencias desde a escadaria da Lapa do artista Selarón, passando pelos azulejos portugueses e ladrilhos hidráulicos. Essa aula reuniu os professores de Arte, História e Matemática, no qual os alunos puderam conhecer e apreciar a presença dos azulejos, ladrilhos, mosaicos, na história social e artística. Como estudar as transformações pontuais dos elementos geométricos como a simetria por rotação muito presente nesta produção. Para por fim experienciar a produção artística através do recorte e sobreposição de cores.

                                                 

                                                 


quinta-feira, 22 de outubro de 2015

Lançamento do catálogo da Galeria Urbana

       

          
          No dia 22 de outubro os alunos do Colégio Estadual Mochón participaram do Lançamento do catálogo da Galeria Urbana, realizado no Centro Cultural do Sesc. Os alunos participaram do Fórum: Galerias de Arte Urbana – o comunitário, o público e o educativo. No qual puderam conhecer de perto vários Grafiteiros. E ao final assistiram a exibição do documentário: Luz, Câmera, Pichação; com a presença do diretor do documentário.
       A Galeria de Arte Urbana é uma galeria ao ar livre com 30 murais realizados por artistas profissionais e amadores, nacionais e internacionais, que busca difundir a Arte Urbana que já tem no seu viés inovador e democrático com o uso do espaço público, fora dos museus e centro culturais.
         "O Catálogo tem todas as obras que cobrem os mais de três mil m² de muro da Escola Sesc de Ensino Médio, incluindo o perfil de cada artista e análise de especialistas sobre seus trabalhos. Trata-se de uma publicação que tem como objetivo contribuir para a valorização da arte urbana e servir de referência para o estudo do tema. Que seja também um convite aos leitores para que venham ver de perto este imenso mural que retrata histórias e idéias." Maron Emile Abi-Abib

                              


                                       




quinta-feira, 10 de setembro de 2015

Pizza Multidisciplinar


Aula multidisciplinar que englobou as três turmas de 1ª série do integral. A atividade girou em torno da produção de pizzas, que foram montadas em times pelos alunos. Nesse processo, eles utilizaram os ingredientes da pizza analogamente às organelas de uma célula, dispondo cada componente tal qual seria na estrutura celular. Na sequência, na atividade de língua estrangeira, acompanharam ao vivo, em Inglês, a descrição dos utensílios e dos ingredientes necessários para montar a pizza, assim como uma demonstração prática dos verbos mais usados na culinária (slice, chop, grate, etc).
Enquanto as pizzas foram para o forno, os alunos acompanharam a atividade de matemática, onde puderam observar como a progressão geométrica se aplica ao crescimento celular. A atividade terminou com a palavra dos professores de projeto de vida, tecendo comentários sobre o trabalho em equipe necessário para montar as pizzas, sobre a união dos times e como levar essas lições para suas vidas. Assim como a célula é a unidade estrutural dos seres vivos, a família precisa ser a unidade estrutural de toda uma sociedade - esse foi o conceito apresentado pelo time de projeto de vida. Mostrou-se a importância da unidade familiar e as consequências benéficas que o equilíbrio familiar acarreta para a vida de todo e qualquer ser humano.  Após as falas das áreas de Iniciação Científica, Inglês e Matemática, destacou-se, em Projeto de Vida, a integração, a cooperação e a responsabilidade de cada um dentro do contexto familiar. Diante disso, cada aluno foi incentivado a ter uma atitude protagonista, a começar, dentro do seu próprio lar.
No fim, todos degustaram as deliciosas pizzas, numa verdadeira festa de gastronomia e educação.