sexta-feira, 30 de setembro de 2011
Visita da turma 2001 ao Orfanato Vicente Moretti
Ação Cristã Vicente Moretti foi fundada em vinte e quatro de junho de mil novecentos e sessenta e um (24/06/1961). É uma associação civil de caráter cientifico, filosófico, religioso, beneficente, educacional, cultural, de assistência á saúde, de promoção social, filantrópica, sem fim lucrativo, com sede e domicilio á Rua Maravilha, nº. 308, Bangu, Rio de Janeiro, RJ. Tem por finalidade, habilitar, reabilitar pessoas portadoras de necessidades especiais, prestarem-lhes total assistência médica, especializada, Psicopedagógica e social. Atender a população carente portadora de necessidades especiais oriundas da comunidade em geral. Prestar aos carentes, comprovadamente, de acordo com a legislação vigente e disponibilidade financeira da Instituição, assistência social. Possibilitar internação na Instituição, daqueles considerados em estado de abandono, com o objetivo de impedir o agravamento de saúde.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
Cidadania e solidariedade: nossos alunos praticam. Mais uma vez, parabéns!
ResponderExcluirNa ultima segunda-feira dia 26/09 à turma 2001 do colégio estadual Mochón se reuniu para ir visitar uma instituição que abriga pessoas portadoras de necessidades especiais, em prol de uma gincana proposta por nossos professores e pela direção, e visto que este relatório servirá para relatar todas as experiencia vividas naquele ambiente, que tenho certeza que foi uma lição de vida e um grande aliado para nosso aprendizado e formação de caráter.
ResponderExcluirForam exatamente 12 alunos sendo que 10 da nossa turma (2001), ao chegarmos ao local e após temos nos identificado na portaria, subimos para a ala dos homens com paralisia mental e com o auxilio da enfermeira-chefe conseguimos entender cada caso e conhecermos cada um dos pacientes. No primeiro quarto visitado conhecemos uns 10 homens todos com alguma deformação pelo corpo e somente um deles falava, claro que com dificuldade, e naquele primeiro instante podemos perceber o quanto nossa vida as fica sem nenhuma importância ao lado daqueles casos, como as vezes nossa simples existência não servisse para nada, como se todos os nosso problemas fossem absolutamente nada e o quanto devemos agradecer a DEUS por todas as nossas limitações que temos, pois ao “olharmos” para o lado vimos que estas não representam muita coisa. E após sairmos do quarto fomos para uma ala em frente onde ficava as mulheres, algumas delas tinha o caso de deformação mais grave que dos outros pacientes homens, a enfermeira não soube nos explicar de modo cientifico, mas nos disse que era mais comum as mulheres desenvolverem uma deficiência maior, alguns leitos nos chamava mais a atenção, tanto dos homens quanto das mulheres, pois havia alguns que eram mais agressivos que outros, uns que se auto-agrediam, era comum também a diferença de idades entre eles, creio que o mais novo tinha 17 anos. Nós iriamos visitar à área dos esquizofrênicos, mas fomos impedidos, pois naquele dia eles estavam um pouco agressivos e a instituição preferiu preservar nossa saúde física, alegaram que nós poderíamos nos machucar, entretanto nós ainda tivemos acesso à outros onde a deficiência não era tão grande, e este foi um dos casos que mais emocionou à turma, fomos para o patio e lá havia 3 deficientes todos na cadeira de rodas, conversamos com todos os 3, e um em especial nos fez refletir ainda mais, o nome dele era Jonas e não se cansava de dizer: “Nós não temos problemas, quando nos comparamos aos casos lá de cima(se referia as pessoas do 2º andar, com a paralisia já avançada)”. Uma grande pessoa, com limitações é claro, mas com um grande conhecimento. Nós da turma 2001 iremos sempre agradecer a oportunidade da Instituição Cristã Vicente Moretti que nos deu, e serviu para analisarmos nossas vidas e formamos ainda mais novos caráteres.
Nosso muito obrigado,
turma 2001.