segunda-feira, 26 de dezembro de 2011

Formatura 2011






Dia 21 de dezembro às 17:00h foi realizada a formatura do terceiro ano do Ensino Médio do Colégio Mochón. Foi linda e emocionante!
A equipe deseja a todos os formandos felicidades!

terça-feira, 20 de dezembro de 2011

Mochón Mostra Práticas Pedagógicas Em Reunião


Saiu no site da SEEDUC . Confira:

http://www.conexaoprofessor.rj.gov.br/ultimas_detalhe.asp?EditeCodigoDaPagina=8461

segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Reunião Técnica Programa Mais Educação/ Médio Inovador




Nos dias 13, 14 e 15 de dezembro de 2011 foi realizada a Reunião Técnica do Programa Mais Educação/ Ensino Médio Inovador, que teve como objetivo geral o planejamento das ações dos Programas Mais Educação e Ensino Médio Inovador para 2012, com foco no debate curricular da educação pública, na organização de Comitês Territoriais e nas estratégias de comunicação nos territórios.
No dia 14 de dezembro houve a sessão de diálogos com o professor doutor Miguel Arroyo a partir das experiência das escolas que estão inseridas nos programas citados acima.
A professora Ana Paula Freitas Rodrigues, diretora geral do C.E. Mochón fez uma exposição de 20 minutos das práticas do Médio Inovador implantado desde 2009 na Unidade Escolar.

Local: Hotel Nacional
Brasília / Distrito Federal

domingo, 4 de dezembro de 2011

Momentos De Recordação - Projeto Pedagógico Meio Ambiente E Saúde

Evento realizado no calçadão de Padre Miguel no dia 21 de maio de 2008, onde os trabalhos do colégio estadual MMSM Mochón foram apresentados à comunidade. Entre os temas trabalhados estavam o aquecimento global, o combate à dengue, gravidez precoce, aborto e esclarecimentos sobre doenças como a tuberculose e a gripe espanhola. O evento foi animado pelo som do DJ Buda e encerramento da Bateria Nota 10 com percursionistas que tocaram com o Mestre André da Mocidade Independente.


sexta-feira, 2 de dezembro de 2011

Texto Da Prova Interdisciplinar De Humanas (Quarto Bimestre)



Onde você guarda seu preconceito? (Artigo)

1 Flávio Herculano · Palmas, TO

13/6/2007 · 52 · 11 .
Onde está o seu preconceito? Num gesto intolerante, de fúria e agressão, tipo “ataque neonazista”? Ou numa ação velada, na piada intransigente contada entre os conhecidos, em meio a um ambiente amistoso, como se fosse um gesto ocasional e sem conseqüências? Ou, ainda, está guardado num fio do subconsciente, disfarçado de uma falsa “aceitação” às minorias? Onde ele estiver, qualquer que seja a medida do seu preconceito, livre-se dele.

Com causas históricas e culturais, o preconceito nunca se extingue. Em algumas situações pode ate se atenuar, como no caso do racismo, do machismo e da homofobia, hoje considerados retrógrados, inaceitáveis em muitos ambientes. Mas, enraizado, o preconceito se desdobra, ganhando novas formas, de acordo com os valores vigentes na sociedade. Na era do consumo e das vaidades, se insurge contra os pobres e contra aqueles que não se enquadram em padrões estéticos cada dia mais estreitos... E por ai prossegue, formando um rosário de intolerância e rejeição.

Vivemos nos renegando, virando as costas uns para os outros. São sulistas contra nordestinos, moralistas contra libertários, direitistas contra esquerdistas. Subjugamos o próximo mais por uma necessidade de auto-afirmação que, propriamente, por uma atitude de desprezo. É o branco que, ao julgar o negro inferior, se coloca um patamar acima, se sentindo mais confortável diante do infortúnio alheio. É o homem que, ao oprimir a mulher, conquistava mais espaços nos ambientes sociais e trabalhistas.

Mas bem que poderia ser o contrário, a começar pelas próprias minorias. O negro, que conhece a dor do racismo, acolhendo o pobre. O pobre, por sua vez, acolhendo o negro e a mulher. A mulher acolhendo o negro, o pobre e o homossexual... Daí por diante, de modo que o branco, o rico e o macho heterossexual reconhecessem essa harmonia, se integrando a ela, mesmo que por uma imposição cultural, de enquadramento numa nova ordem das relações sociais.

E quando falo em “acolher”, me refiro a algo muito superior à aceitação. Pois, quando nos propomos a aceitar o outro, também nos colocamos um degrau acima, mas ser estender a mão, para que ele alcance o mesmo nível. É, também, uma necessidade de auto-afirmação. Nos sentimos altruístas e, ante as demais pessoas, nos julgamos mais à frente e abertos as diferenças. Contudo, trata-se mais de um gesto de falsa ¨piedade¨ que de harmonia nas relações pessoais.

E você, quais os seus preconceitos e qual a dimensão deles? Reconheça-os, para pode livrar-se destas limitações. Aprenda a julgar as pessoas pelo caráter de cada um, e não por ranços sociais.

Apresentação Artística do Projeto Pedagógico Ética Cidadania (Discriminação)




A seguir, vídeos das apresentações artísticas dos nossos alunos. O C.E.Mochón agradece a participação especial dos ritmistas dos alunos do Projeto Escola Aberta, a senhora Jaqueline, mãe da Rainha da Bateria Estrelinha da Mocidade Independênte de Padre Miguel por ter deixado a Ingrid abrilhantar nossa festa, ao professor oficineiro Fabrício Honorato por ter coreografado Oxum, ao aluno Eric por ter dançado de forma brilhante e ao Cantor Liomar, ex vocalista do Grupo Pique Novo pela parceria.

Em todos os projetos de nossa escola valorizamos a cultura. Acreditamos que a violência muita das vezes é " a arte não vivida"

Ana Paula Freitas Rodrigues
Diretora Geral

Projeto Pedagógico- Ética e Cidadania - Foco Discriminação

Apresentação Artística -Mochón

Apresentação Artística -Mochón

Apresentação Artística -Mochón

Apresentação Artística -Mochón

Apresentação Artística -Mochón

MOV06241.AVI

MOV06234.AVI

MOV06233

Apresentação Artística - C.E.Monchón

Liomar ex Pique Novo no Colégio Estadual Mochón - 25 de Novembro de 2011.




Apresentação Artística do C.E.Mochón - Culminância do Projeto Pedagógico

Texto de Abertura do Projeto Pedagógico Do Quarto Bimestre- Ética e Cidadania\ Discriminação




O texto do professor de Língua Portuguesa Ruyvaz, Combate á Discriminação foi lido pela professora de Espanhól Gilvanete no dia 24 de novembro (exposição dos trabalhos dos alunos).

Segue abaixo o texto:

O Combate a Discriminação

Preocupados que estamos com o rumo da HUMANIDADE, cada vez mais seletiva, com isso, leva-nos a envolver os nossos alunos para a consciência de que devemos, juntos, lutar contra esse processo que aumenta o sentimento da discriminação não apenas socialmente como também pela sua identidade. Acreditamos que a opção sexual, que a etnia, que a pobreza não servem de termômetro para julgar o ser humano. Abaixo todo o tipo de discriminação; devemos lutar, pois contra qualquer início de pré julgamento. Vivemos num momento muito delicado uma vez que a humanidade carece de atitudes verdadeiramente humanas. " Vamos dar uma chance a paz" e uma chance a generosidade.
E você está preparado para ser mais um na luta contra a DISCRIMINAÇÃO?

Projeto Pedagógico - Ética e Cidadania - Discriminação

Projeto Pedagógico Ética e Cidadania foco Discriminação.

Projeto Político Ética E Cidadania - Foco A Discriminação

Projeto Pedagógico Ética e Cidadania Foco Discriminação

Projeto Pedagógico do Quarto Bimestre -DISCRIMINAÇÃO

Projeto Pedagógico do Quarto Bimestre -DISCRIMINAÇÃO

sexta-feira, 25 de novembro de 2011

Combate ao Racismo Nas Aulas de Espanhól



A professora Gilvanete da disciplina espanhól trabalhou com seus alunos a origem dos seres humanos “África”. Trabalhando assim a leitura e uma discussão sobre o tema especifico ( Discriminação)e sobre algum país africano que falam espanhol como Guine Equatorial.
Segue abaixo o texto:

Corpo da mensagemAdán y Eva eran negros?


Adán y Eva eran negros?
Em África empezó el viaje humano en el mundo. Desde allí emprendieron nuestros abuelos la conquista del planeta. Los diversos destinos, y el sol se ocupo del reparto de los colores.
Ahora las mujeres y los hombres, arco íris de la terra, tenemos más colores que el arco íris del cielo, pero somos todos africanos emigrados.
Quizá nos negamos a recordar nuestro origen común porque el racismo produce amnésia, o porque nos resulta imposible creer que em aquellos tiempos remotos el mundo entero era nuestro reino, inmenso mapa sin fronteras, y nuestras piernas eran el único pasaporte exigido
Eduardo Galeno, Espejos, Uma historia casi universal, siglo veintinuno, Buenos Aires, 2008.

Colégio de Padre Miguel ensina noções de cidadania a seus alunos. Confira a Entrevista Na Toda.

http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=691057

quarta-feira, 23 de novembro de 2011

Agito no Laboratório de Informática.



Desde segunda-feira as visitas ao laboratório de informática aumentaram.Nossos alunos estão pesquisando tudo sobre o Projeto Pedagógico DISCRIMINAÇÃO. A exposição nas tendas do último projeto do ano de 2011, será no dia 24 de novembro e o dia 25 de novembro a apresentação artística.
Nossa escola está um agito total!!!

A Interdisciplinaridade e a Discriminação Contra As Mulheres.


As disciplinas, história,língua portuguesa, literatura e matemática, estão trabalhando em conjunto e denunciando qualquer tipo de violência contra a mulher. A partir do livro O livreiro de Cabu ( livro da jornalista norueguesa Åsne Seierstad, lançado em 2006)o professor Marcel de língua portuguesa e literatura, através de suas aulas interativas discutiu com seus alunos sobre a condição em que vivem as famílias, e principalmente, as mulheres afegãs. Já a professora Soraia de história, levou para a sala de aula o tema Lei Maria da Penha e estudos comparativos sobre as mulheres muçulmanas e brasileiras e a professora de matemática Danielle Ferreira, confeccionou com seus alunos vários gráficos apontando o grau de violência contra a mulher , principalmente as mulheres que moram no bairro ao qual a escola está inserida.

Projeto Discriminação Indígena, Negra, homofobia e Violência contra a Mulher - A Participação da Matemática.



A professora Danielle ferreira, nas turmas de primeira série dentro da disciplina de matemática, trabalhou o artesanato indígena ressaltando as formas geométricas, a simetria, as cores e os materias utilizados na confecção dos objetos.Também em sala de aula foi confeccionado um jogo de estratégia da cultura indígena, conhecido como JOGO DA ONÇA que é similar ao jogo da dama e xadrez.

Ética no Esporte



No dia 22\11, foi realizado na quadra esportiva Amigos da rua X um torneio de futebol.. Coordenado pelo professor de educação física Adriano Crelier, o torneio contou com a participação das turmas 1009,1010,2007,2008,3007,3009 e projeto autonomia. Segundo o professor Adriano, a participação da diretora geral Ana Paula Freitas Rodrigues, professores de várias disciplinas e funcionários foram de grande valia e exemplo de integração e cooperação perante a comunidade. Desenvolver a ética no esporte e a cidadania, através da recadação de roupas e alimentos não perecíveis doados para as instituições de caridades locais foram um dos principais objetivos do torneio.

quinta-feira, 17 de novembro de 2011

Gestão Integrada da Escola



No dia 16\11\2011, foi realizada uma reunião junto aos professores , alunos e equipe de direção do C.E.Mochón para um reforço da metodologia de gestão - GIDE. Foram esclarecidos pela orientadora de gestão Jessica Zacarias os principais tópicos relacionados as etapas da GIDE a importância de planejar, fazer, verificar e agir corretivamente utilizando o método DDCA e o programa 5S.

quarta-feira, 2 de novembro de 2011

História do Mochón: material de 2005

Apesar de nossa escola estar em evidência nos dias de hoje por conta da implantação do Ensino Médio Inovador, já há muitos anos desenvolvemos projetos diferenciados que tiram os alunos da mesmice, promovem a integração entre todos e o aprendizado de maneira dinâmica e criativa. Os vídeos abaixo são registros de algumas (entre muitas) atividades promovidas no ano de 2005, que vaõ desde a aula inaugural que foi um verdadeiro festival de cultura e diversidade que durou um dia inteiro, passando por palestras que abordaram o perigo das drogas e o alcoolismo. Os responsáveis dos alunos também foram convidados a participar dos projetos, gerando uma integração ainda maior entre a família e a escola.

A qualidade dos vídeos está apenas regular, sobretudo o áudio, que não está bom em várias partes, afinal, à época, as imagens foram captadas com uma câmera amadora e passaram por processos de captura de imagem em aparelhos muito antigos (e ainda passaram por mais dois encodings para chegar ao Youtube). Mesmo assim, são registros do início de nossa trajetória que agora estão eternizados em mídia digital e disponíveis para o público.





domingo, 30 de outubro de 2011

Momentos de descontração antes da prova do SAERJ Realizada no dia 26 de Outubro.



Um dia antes da prova do SAERJ, nossos alunos foram ao parque aquático Aquamundi. O objetivo do passeio foi proporcionar momentos de confraternização e relaxamento para a prova do SAERJ que aconteceu no dia seguinte. Ao som do Dj Alex Buda nossos alunos se divertiram muito e os professores também . No almoço foi servido um saboroso churrasco feito pela auxiliar de cozinha Lucia.
Precisa dizer que a prova do Saerj depois dos momentos de lazer do dia anterior foi um sucesso?!

Valeu a Pena e Como Valeu!!!



Dia 25 de outubro, nossos alunos foram assistir no Teatro Municipal o espetáculo de dança Romeu e Julieta. A coreografa criada por John Cranko, dirigida por Hélio Bejani, conta a história de amor escrita por William Shakespeare. A diretora Ana Paula Freitas Rodrigues e a professora de Espanhól, Gilvanete da Rocha estiveram acompanhando os alunos.

Foi um belíssimo espetáculo! Valeu apena e como valeu!

segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Alimentação saudável: o caminho para uma vida melhor

Uma das tarefas das gincanas pedagógicas foi a elaboração de um cardápio com uma alimentação saudável e balanceada. O primeiro ano ficou responsável por preparar a refeição mais importante do dia: o café da manhã; o segundo ano preparou 5 opções de almoço e o terceiro ano mais 5 opções para o jantar. Para a execução desta tarefa, os alunos receberam orientação sobre os valores nutricionais dos alimentos e como montar uma refeição balanceada com todos os elementos necessários a uma dieta saudável: carboidratos, proteínas, fibras, vitaminas e gorduras insaturadas. Durante essa orientação, os alunos aprenderam os benefícios de uma alimentação balanceada, além de conhecer o mal causado por alimentos excessivamente gordurosos e doces.

Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic
Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

O ponto mais positivo dessa ação foi o resultado imediatamente posterior à execução da tarefa: muitos alunos conheceram alimentos saudáveis que não faziam parte de sua realidade, como a soja, massas integrais, castanha-do-pará, semente de linhaça, cereais entre outros; relatando que passariam a incluí-los em sua dieta. O vídeo abaixo demonstra um grande clima de descontração envolvendo a turma 3004 do turno da tarde: foi, sem dúvida, uma grande satisfação ver os alunos consumindo alimentos como macarrão integral, soja e sardinha (alimento riquíssimo em Ômega 3) com grande apetite!

Praticando Cidadania – Limpeza e conservação das dependências escolares

Uma das tarefas da gincana integrante do tema norteador Ética e Cidadania consistiu num mutirão para embelezar e recuperar o prédio da escola. Os alunos exerceram sua cidadania ao reconhecer as dependências da escola como um espaço público cuja conservação e manutenção estão diretamente ligadas à sua saúde e qualidade do ensino.

Espontaneamente, muitos alunos se envolveram numa grande ação para limpar as mesas e cadeiras, pintaras paredes e decorar as salas com imagens e decalques. Após a ação, foi notório o aumento do respeito pelo espaço que os próprios alunos recuperaram e que, agora, fazem ainda mais questão de conservar. Um verdadeiro ato de cidadania e entendimento do bem comum.


Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic Image and video hosting by TinyPic

sexta-feira, 30 de setembro de 2011

Visita da turma 2001 ao Orfanato Vicente Moretti



Ação Cristã Vicente Moretti foi fundada em vinte e quatro de junho de mil novecentos e sessenta e um (24/06/1961). É uma associação civil de caráter cientifico, filosófico, religioso, beneficente, educacional, cultural, de assistência á saúde, de promoção social, filantrópica, sem fim lucrativo, com sede e domicilio á Rua Maravilha, nº. 308, Bangu, Rio de Janeiro, RJ. Tem por finalidade, habilitar, reabilitar pessoas portadoras de necessidades especiais, prestarem-lhes total assistência médica, especializada, Psicopedagógica e social. Atender a população carente portadora de necessidades especiais oriundas da comunidade em geral. Prestar aos carentes, comprovadamente, de acordo com a legislação vigente e disponibilidade financeira da Instituição, assistência social. Possibilitar internação na Instituição, daqueles considerados em estado de abandono, com o objetivo de impedir o agravamento de saúde.

Alunos de Colégio Estadual em Padre Miguel vão ao HemoRio doar sangue

Alunos do Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, localizado em Padre Miguel, na Zona Oeste do Rio de Janeiro, foram ao Instituto Estadual de Hematologia Arthur de Siqueira Cavalcanti (HemoRio), doar sangue, na manhã desta quinta-feira. Ao todo, 92 estudantes do ensino médio participaram da ação que faz parte do projeto pedagógico bimestral realizado pelo colégio e tem como tema principal ética e cidadania.


Confira o restante da matéria que saiu no site da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro acessando o link abaixo:


http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=626765

Um Verdadeiro Gesto de Amor



Ontem, 92 alunos, a diretora Ana Paula, a professora Danielle Vaz, a professora Daniele Ferreira, o professor Eduardo, o professor João Valentim, foram ao Hemorio doar sangue. Foi um verdadeiro ato de amor, principalmente por parte dos nossos alunos.
Nossos alunos entenderam que o ato de doação quatro vidas poderão ser salvas e o medo do tamanho da agulha acaba sendo superado.
Conosco esteve presente o jornalista Ramon Mendonça representando a assessoria de emprensa da Secretaria de Estado de Educação.

quarta-feira, 28 de setembro de 2011

Hábitos alimentares e Cidadania



Pensando no bem estar da comunidades escolar,uma das tarefas realizadas na gincana Ética e Cidadania foi a pesquisa realaizada sobre hábitos alimentares saudáveis. Através de uma inquete publicada no facebook do Mochón, os alunos puderam opnar no cardápio da merenda. Um dos itens mais votados foi a salada de fruta. Hoje foi servido nos três turnos a salada de fruta ( maçã, laranja ,mamão e banana) com granola e mel.

Os Efeitos da Dependência Química



Oficinas realizadas nos tempos de aula de química da professora Valéria Millioli. Os alunos pesquisaram as fórmulas químicas de algumas drogas lícitas e ilícitas e seus efeitos. Também através da pesquisa, nossos alunos fizeram um relatório de celebridades que se envolveram com drogas. No dia da culminância será realizada uma gincana e como uma das tarefas, nossos alunos irão apresentar cartazes de conscientização realizados em sala de aula e se caracterizarão de uma das celebridades.

quinta-feira, 22 de setembro de 2011

Conscientização Ecológica


Aproveitando o espaço da escola(canteiro)a professora Soraia da disciplina história com seus alunos trabalhou a conscientização ecológica através do plantio de mudas de flores que contribuírão para o embelezamento da nossa a deixando mais alegre.

Confira as fotos no facebook.

http://www.facebook.com/media/set/?set=a.112076948900415.18996.100002943328210

quarta-feira, 21 de setembro de 2011

SAERJINHO NO MOCHÓN


Hoje,(dia 21\09\2011), quarta-feira foi realizado, com sucesso mais uma avaliação diagnóstica bimestral (SAERJIHO) no Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón. Nossos alunos foram conscientizados da importância desta prova na qual é feita a verificação da aprendizagem e observados os pontos chaves no qual os educadores deverão focar.
Os alunos Renan e Estephanie da turma 2003 relataram numa entrevista à direção da escola. "Embora a prova seja extensa, é importante pois ajuda na interpretação de textos e no raciocínio lógico, disse Estephanie já o aluno Renan relatou:" Esse tipo de prova é importante, pois treina para as provas externas como o Enem além de possibilitar uma premiação como o notebook". Os alunos supracitados foram premiados com m notebook pelo bom desempenho nesta avaliação.

terça-feira, 20 de setembro de 2011

SAERJINHO TERCEIRO BIMESTRE\ ÉTICA E CIDADANIA


Nossa escola está desenvolvendo em todo o terceiro bimestre o tema Ética e Cidadania e amanhã, dia 21 de setembro, será um dia muito importante para todos os alunos da rede de ensino do Estado de Educação. Amanhã será realizado o SAERJINHO, uma avaliação diagnótica que vai proporcionar melhorias na educação de nosso Estado.
Nenhum aluno pode ser impedido de fazer as provas, se isso ocorrer procure a direção da escola ou o Conselho Tutelar mais próximo.
Alunos,pais, professores e direção unidos pelo direito a CIDADANIA!

quarta-feira, 17 de agosto de 2011

Apresentação de vídeo no noturno para a gincana sustentável.



Hoje, alunos do turno da noite, assistiram o vídeo "A História das Coisas" e uma palestra interdisciplinar, com a professora Fabrícia de história, Angela de geografia e Elaine de biologia.
O vídeo servirá de suporte para as peguntas que as chapas deverão responder no dia da gincana sustentável.