quarta-feira, 24 de maio de 2017

Conhecendo a UFRJ




Hoje nossos alunos da terceira sério do Ensino Médio Integral foram a UFRJ. O objetivo foi conhecer a universidade,participar de palestras e visitar os estandes dos cursos oferecidos.

"Quebrando Tabus"

Hoje no encontro com o grupo "Quebrando Tabus" esteve conosco para um bate papo sobre Homofobia o professor de língua portuguesa e literatura e coordenador da ETERJ, Thiago Labre. 
Debatemos sobre humanização ( O ser humano já nascem humanizados?) Preconceito ( As crianças já nascem preconceituosa?) Respeito ( o direto do outro termina quando começa o direito do outro) os alunos monitores criaram grupo e de forma coletiva produziram texto sobre a temática em pauta. Foi um dia bastante produtivo e gratificante!
Nosso agradecimento ao professor Thiago Labre pela lucidez, rico aprendizado que tivemos, carinho e compromisso pela causa.

No Colégio Estadual Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón, o projeto contra a homofobia é de autoria dos estudantes. Sete adolescentes do Ensino Médio tomam para si a iniciativa pelo desejo de informar a comunidade escolar e assim contribuir para uma vivência respeitosa e acolhedora.
 O grupo atualmente conta com mais integrantes e reúne semanalmente as quartas-feiras de 15:45 às 17h para debater e definir as ações de compromisso com a formação cidadã ligada a diversidade.
Professores, convidados e o gestor são meros mediadores do grupo, pois é importante que os alunos sejam autores das ações que promovam mudanças e intervenção.









sexta-feira, 19 de maio de 2017

Homenagem do Dia das Mães

( Ensaio)





A fim de prestarem uma homenagem às mães, os alunos do Colégio Miguel de Santa Maria Mochón decidiram tocar fundo o coração dessas guerreiras. 

Então, como protagonistas que são, se reuniram e escolheram poesias para serem declamadas através de duetos poéticos com mensagens de gratidão e declaração de amor, esquetes nas quais fizeram o "papel" da mãe em diferentes situações e fases da vida dela e de seus filhos (no estilo "Minha mãe é uma peça"), cantaram em coral a canção do "Trem Bala" (na versão de homenagem às mães), criaram uma paródia com o funk "Olha a explosão" (hit do momento") e ainda produziram um vídeo-homenagem (editado por eles próprios). Tudo produzido e idealizado pelos próprios alunos!

A escola foi toda ornamentada carinhosamente com bolas e corações e no dia 12/5/17, a emoção rolou solta, riso e choro ganharam o espaço. 

E para finalizar a homenagem, a música "Como é grande o meu amor por você", de Roberto Carlos foi cantada e tocada ao som do violão. Nesse momento, todos- mães e filhos- fizeram um só coro, foi lindo e inesquecível. Todos se emocionaram demais, um momento único e muito especial no qual ficará na memória de toda a comunidade escolar.

Circuito De Leitura





Como apresentar poesia de uma forma bem lúdica para os meninos do Ensino Médio? A resposta é inusitada: brincando! 

Foi assim nessa quinta-feira, dia 18/5/17, que os Jovens Leitores em ação conheceram poetas como Drummond, Quintana, Pessoa e tantos outros nomes consagrados da nossa literatura. 

Fomos agraciados com a visita do ex-aluno Cassiano, recém-formado e já cursando a faculdade de Letras no nosso circuito de leitura. Foi uma surpresa incrível, pois o também ex-monitor da salinha procurou a escola para fazer estágio no local onde durante três anos atuou intensamente, produzindo textos, organizando encontros e coordenando atividades. Todos os alunos ficaram muito felizes ao revê-lo. 

Como de costume, temos a parte cultural, musical e/ou artística e dessa vez foi feita pelo aluno, em seguida o mesmo falou de sua experiência na salinha para os alunos novos e como toda a aprendizagem lá o está ajudando e fazendo diferença em seus estudos acadêmicos.

Os alunos ficaram muito atentos e interessados a toda fala dele e já estão conseguindo identificar o quanto suas posturas de oralidade e expressão facial e corporal têm mudado depois dos encontros literários. 

No segundo momento fizemos a dinâmica do aviãozinho. Essa dinâmica consiste na escolha de versos das poesias recebidas nos aviõezinhos de papel feito por eles mesmos (nessa hora, o ludismo toma conta e todos voltam a ser crianças). Depois de escritos os versos, os meninos jogam os seus aviõezinhos na direção dos colegas que gostariam que lessem a poesia. No final da atividade, todos fazem a leitura de suas poesias e falam sobre o que acharam da atividade. Muitos choraram e se emocionaram bastante ao falar do encontro. 

Alunos felizes é esse o nosso maior prêmio, o Colégio Monsenhor Miguel de Santa Maria Mochón resume a ação literária com a alegria do objetivo alcançado.