sexta-feira, 17 de abril de 2015

INTERDISCIPLINARIDADE NA AULA DE MATEMÁTICA PARA O ENSINO MÉDIO - GEOGRAFIA E MATEMÁTICA.

          
          
          A aula casada entre matemática e geografia foi realizada para auxiliar os alunos na melhor compreensão das equações logarítmas, associando os abalos sísmicos (terromotos/movimentação das placas tectônicas) a fora de exemplificação da utilização da utilização das equações. No primeiro momento foram relembrado os aspectos geográficos que compõem as características dos abalos sísmicos. Logo após, foram passados vídeos obre a aplicação das equações no nosso dia a dia. E encerramos com um debate da importância das equações na nossa vida.








quinta-feira, 16 de abril de 2015

Clube do Bolinha e Clube da Luluzinha



No dia de hoje foi realizado o primeiro encontro do Clube do Bolinha e do Clube da Luluzinha, ações criadas com o objetivo de abrir um diálogo franco, aberto e sem rodeios a respeito de temas que geram dúvidas entre os adolescentes. Essa ação envolveu toda a escola, inclusive funcionários e equipe pedagógica.
Foram criados dois grupos, um só de meninos (Clube do Bolinha) e outro de meninas (Clube da Luluzinha). Os grupos foram orientados pelos professores, funcionários e equipe pedagógica, divididos por gênero, visando assim deixar os jovens à vontade para abordar quaisquer assuntos que fossem de seu interesse.
Neste primeiro encontro, o Clube do Bolinha teve dois objetivos primários:
Inicialmente, os professores conversaram com os meninos sobre a questão das DST’s, um problema que vem se tornando preocupante na comunidade na qual a escola está inserida. Como só havia meninos e professores no grupo, os jovens sentiram-se à vontade para elaborar várias perguntas, algumas de cunho muito íntimo, que talvez tivessem vergonha de perguntar numa situação normal de aula. Alunos e professores trocaram experiências de forma muito clara e descontraída, num bate-papo que esclareceu vários aspectos relativos ao sexo e à prevenção de doenças.
Na sequência, o papo evoluiu para a questão do trato entre meninos e meninas. Os alunos foram lembrados de que as todas as mulheres devem ser tratadas com cortesia e delicadeza, desde suas mães e irmãs até as colegas e professoras na escola. De forma bem direta e incisiva, conversou-se sobre como os homens devem evitar a grosseria, maus modos e conversas banais e promíscuas junto às mulheres. Fez-se um paralelo entre as mães e as outras meninas, mostrando aos alunos que maltratar uma colega (uma mulher) é como maltratar uma mãe ou irmã (também mulheres).
O trabalho foi encerrado com um desafio: após o fim do encontro, os meninos deveriam ter uma atitude de cortesia junto às colegas e professoras, de maneira gentil e respeitosa. Os alunos compraram a ideia e, quando os grupos se encontraram, trocaram abraços carinhosos – sem denotação sexual – com as colegas, professoras e funcionárias.
Os encontros foram um sucesso, a intenção é que o Clube se torne uma rotina mensal ou bimestral, trazendo à baila mais assuntos instigantes que permeiam a cabeça de nossos jovens alunos. Para que a ação não fique restrita aos encontros, criou-se a página do Clube do Bolinha, moderada pelos professores do sexo masculino com o intuito de continuar tirando dúvidas e sugerindo temas:


Fotos do Clube do Bolinha:





INÍCIO DO PROJETO HORTA DO MOCHÓN

          O projeto horta do Mochón teve início no ano de 2013 com as turmas de 2° ano do ensino médio inovador, naquele momento foram plantadas ervas medicinais e o projeto culminou com um livro de receita.
          Este ano o projeto foi retomado e a primeira etapa aconteceu hoje com a limpeza total da área, sendo este projeto parte integrante do projeto ambiental do PPP da escola.


terça-feira, 14 de abril de 2015

ATIVIDADE: A VIDA EM IMAGENS

Projeto:  A vida em imagens

Disciplinas Envolvidas: Autogestão e Projeto de Vida 

Data de realizaçao: 14-04-2015 

Recursos: O sistema de câmera disponível nos celulares dos alunos.

Objetivos: Promover o exercício do olhar diante do tema proposto e da realidade em que vivem. 

 Perceber a ligação que existe entre o tema sorteado e as imagens produzidas;

 Mobilizar os times a produzirem imagens que retratem o cotidiano referente ao tema apresentado;

 Utilizar as ferramentas de propaganda para divulgação do trabalho em redes sociais; 

Os aplicativos disponíveis para configuração das imagens.

A rede social “Facebook” para divulgação e análise do grande público. 

Competências em Foco: Colaboração, comunicação, pensamento crítico,  criatividade. 

Duração Prevista: Dois tempos de aula e 5 dias para postagem e divulgação. 

Avaliação: A avaliação será feita de forma  qualitativa através da competência dos times  em desenvolver os quesitos de coesão e coerência na relação de tema-imagem-texto, assim como a capacidade de divulgação na rede social e  pela autoavaliação dos alunos. 


Culminância Postagem nas redes sociais.