sábado, 7 de abril de 2012
Códigos e Linguagem, Exatas e Humanas Abordando A Páscoa E Seus Significados.
Os professores Angela ( GEOGRAFIA), Alexandre(
MATEMÁTICA) E Valéria Bonfim( LÍNGUA PORTUGUESA) realizaram com as
turmas 1001,1002 e 1003 ( NOTURNO) as seguintes atividades:
- A professora Angela trabalhou sobre os símbolos
da Páscoa- origem e significado.
- O professor Alexandre mostrou que a matemática
está presente na definição do período pascal e em outros
feriados santos.
- A professora Valéria Bonfim trabalhou as
reflexões, parábolas e interpretações.
Foi um trabalho espetacular! Todos aprenderam
tanto os alunos quanto os professores.O
sexta-feira, 6 de abril de 2012
PÁSCOA, HISTÓRIA E QUIMICA
Na quarta-feira, a professora Valéria Millioli e a professora Marli ministraram uma oficina juntas sobre a Páscoa. Marli narrou, maravilhosamente, a Páscoa antiga (antes de Cristo) onde foi relatado a saída do povo do Egito (libertação) e a Páscoa atual onde se comemora a ressureição de Cristo. Depois a professora Valéria falou porque os Ovos e o Coelho são relacionados com a Páscoa e ainda como surgiu o ovo de chocolate.
Em relação ao chocolate, foi mostrado que o mesmo possui em sua composição alguns compostos que atuam como estimuladores do Sistema Nervoso Central e que induzem a um bem estar emocional geral e uma maior sensação de prazer. Porém, deve ser ingerido moderadamente, pois cada 100g de chocolate contem cerca de 300 kcal.
Após a oficina, os alunos fizeram cartazes onde colocaram frases do que a Páscoa representava para eles.
Professores de Humanas Mostram Aos Seus Alunos O Verdaeiro Sentido Da Páscoa
Na quarta feira, a professora Jaqueline de sociologia, a professora Teresa de Geografia e o professor Albertino de Filosofia fizeram uma atividade com os alunos da turma 3004. O objetivo foi mostrar o que está por detrás dessa data,a páscoa as vezes relacionada com o simples fato de ganhar ovos de páscoa. Foi mostrado um vídeo sobre o conflito árabe-israelense, que, antes de ser uma guerra territorial, é uma guerra religiosa. O Cristianismo ultrapassa fronteiras, cria sua própria ética e molda pensamentos. Essa singularidade foi mostrada pelo professor Albertino ao focar a diferença entre a ética grega e a ética cristã. Ao final da atividade os alunos mostraram por meio de cartazes toda a "viagem" pela Palestina e escreveram mensagens sobre o verdadeiro sentido da Páscoa.
quinta-feira, 5 de abril de 2012
Páscoa e Conscientização Ambiental
"Aula de derivados do Petróleo + Conscientização Ambiental + Páscoa?!
Isso é possível? No Mochón tudo é possível e lá todos nós sabemos que reciclar é preciso!!!
Amo estar com vocês!!!
Vocês fazem o meu dia valer a pena!!!
Trabalho desenvolvido na turma 3002! Obrigada 3002!!!"
Mensagem postada no facebooc do Colégio Estadual Mochón, dia 04 de abril, pela professora de química Maria das Graças.
terça-feira, 3 de abril de 2012
Páscoa E A Confecção De Tapetes Como Arte Popular
A Páscoa é uma festa cristã que celebra a ressurreição de Jesus Cristo, Um ritual de passagem, da morte para a vida. Quarenta dias depois do Domingo de Páscoa é a quinta-feira da Ascensão do Senhor. Dez dias depois temos o Domingo de Pentecostes. O domingo seguinte é o da Santíssima Trindade, e na quinta-feira é a celebração do Corpus Christi. A celebração de Corpus Christi (Corpo de Cristo) surgiu na Idade Média tradicionalmente na igreja católica, e consta de uma missa, procissão e adoração ao Santíssimo Sacramento.
A confecção de tapetes de rua é uma magnífica manifestação de arte popular que tem como origem a comemoração do Corpus Christi. A tradição de fazer tapetes vem dos imigrantes açorianos, que usavam flores e folhas. Essa tradição praticamente desapareceu em Portugal continental, onde teve origem, mas foi mantida nos Açores e nos lugares aonde chegaram seus imigrantes. Por todo o Brasil esta produção artística adquiriu contornos do barroco, enriquecendo esta festa com todas as suas características de pompa.
Apesar da confecção de tapetes ser tradicional da comemoração de Corpus Christi, o C. E. Mons. Miguel de Santa Mª Mochón resolveu trabalhar esta manifestação da arte popular na semana da Páscoa, pois a Páscoa vai além de uma festa cristã, ela se tornou uma manifestação cultural que agrega todas as crenças em celebração da vida.
Os alunos de todas as turmas foram convidados a produzirem tapetes com imagens que resumem tanto os símbolos comuns da páscoa, como também símbolos que refletem valores humanos. Os tapetes foram produzidos com café, farinha de rosca, purpurina, sal fino e em sua maioria com sal grosso pigmentado. Confira o vídeo no youtube: http://www.youtube.com/watch?feature=player_embedded&v=300Dgxe1NwQ
Assinar:
Postagens (Atom)