sexta-feira, 25 de novembro de 2011
Combate ao Racismo Nas Aulas de Espanhól
A professora Gilvanete da disciplina espanhól trabalhou com seus alunos a origem dos seres humanos “África”. Trabalhando assim a leitura e uma discussão sobre o tema especifico ( Discriminação)e sobre algum país africano que falam espanhol como Guine Equatorial.
Segue abaixo o texto:
Corpo da mensagemAdán y Eva eran negros?
Adán y Eva eran negros?
Em África empezó el viaje humano en el mundo. Desde allí emprendieron nuestros abuelos la conquista del planeta. Los diversos destinos, y el sol se ocupo del reparto de los colores.
Ahora las mujeres y los hombres, arco íris de la terra, tenemos más colores que el arco íris del cielo, pero somos todos africanos emigrados.
Quizá nos negamos a recordar nuestro origen común porque el racismo produce amnésia, o porque nos resulta imposible creer que em aquellos tiempos remotos el mundo entero era nuestro reino, inmenso mapa sin fronteras, y nuestras piernas eran el único pasaporte exigido
Eduardo Galeno, Espejos, Uma historia casi universal, siglo veintinuno, Buenos Aires, 2008.
Colégio de Padre Miguel ensina noções de cidadania a seus alunos. Confira a Entrevista Na Toda.
http://www.rj.gov.br/web/seeduc/exibeconteudo?article-id=691057
quarta-feira, 23 de novembro de 2011
Agito no Laboratório de Informática.
Desde segunda-feira as visitas ao laboratório de informática aumentaram.Nossos alunos estão pesquisando tudo sobre o Projeto Pedagógico DISCRIMINAÇÃO. A exposição nas tendas do último projeto do ano de 2011, será no dia 24 de novembro e o dia 25 de novembro a apresentação artística.
Nossa escola está um agito total!!!
A Interdisciplinaridade e a Discriminação Contra As Mulheres.
As disciplinas, história,língua portuguesa, literatura e matemática, estão trabalhando em conjunto e denunciando qualquer tipo de violência contra a mulher. A partir do livro O livreiro de Cabu ( livro da jornalista norueguesa Åsne Seierstad, lançado em 2006)o professor Marcel de língua portuguesa e literatura, através de suas aulas interativas discutiu com seus alunos sobre a condição em que vivem as famílias, e principalmente, as mulheres afegãs. Já a professora Soraia de história, levou para a sala de aula o tema Lei Maria da Penha e estudos comparativos sobre as mulheres muçulmanas e brasileiras e a professora de matemática Danielle Ferreira, confeccionou com seus alunos vários gráficos apontando o grau de violência contra a mulher , principalmente as mulheres que moram no bairro ao qual a escola está inserida.
Projeto Discriminação Indígena, Negra, homofobia e Violência contra a Mulher - A Participação da Matemática.
A professora Danielle ferreira, nas turmas de primeira série dentro da disciplina de matemática, trabalhou o artesanato indígena ressaltando as formas geométricas, a simetria, as cores e os materias utilizados na confecção dos objetos.Também em sala de aula foi confeccionado um jogo de estratégia da cultura indígena, conhecido como JOGO DA ONÇA que é similar ao jogo da dama e xadrez.
Ética no Esporte
No dia 22\11, foi realizado na quadra esportiva Amigos da rua X um torneio de futebol.. Coordenado pelo professor de educação física Adriano Crelier, o torneio contou com a participação das turmas 1009,1010,2007,2008,3007,3009 e projeto autonomia. Segundo o professor Adriano, a participação da diretora geral Ana Paula Freitas Rodrigues, professores de várias disciplinas e funcionários foram de grande valia e exemplo de integração e cooperação perante a comunidade. Desenvolver a ética no esporte e a cidadania, através da recadação de roupas e alimentos não perecíveis doados para as instituições de caridades locais foram um dos principais objetivos do torneio.
quinta-feira, 17 de novembro de 2011
Gestão Integrada da Escola
No dia 16\11\2011, foi realizada uma reunião junto aos professores , alunos e equipe de direção do C.E.Mochón para um reforço da metodologia de gestão - GIDE. Foram esclarecidos pela orientadora de gestão Jessica Zacarias os principais tópicos relacionados as etapas da GIDE a importância de planejar, fazer, verificar e agir corretivamente utilizando o método DDCA e o programa 5S.
quarta-feira, 2 de novembro de 2011
História do Mochón: material de 2005
Apesar
de nossa escola estar em evidência nos dias de hoje por conta da implantação do
Ensino Médio Inovador, já há muitos
anos desenvolvemos projetos diferenciados que tiram os alunos da mesmice,
promovem a integração entre todos e o aprendizado de maneira dinâmica e
criativa. Os vídeos abaixo são registros de algumas (entre muitas) atividades
promovidas no ano de 2005, que vaõ desde a aula inaugural que foi um verdadeiro
festival de cultura e diversidade que durou um dia inteiro, passando por
palestras que abordaram o perigo das drogas e o alcoolismo. Os responsáveis dos
alunos também foram convidados a participar dos projetos, gerando uma
integração ainda maior entre a família e a escola.
A
qualidade dos vídeos está apenas regular, sobretudo o áudio, que não está bom
em várias partes, afinal, à época, as imagens foram captadas com uma câmera
amadora e passaram por processos de captura de imagem em aparelhos muito
antigos (e ainda passaram por mais dois encodings
para chegar ao Youtube). Mesmo assim, são registros do início de nossa
trajetória que agora estão eternizados em mídia digital e disponíveis para o
público.
Assinar:
Postagens (Atom)