quarta-feira, 17 de agosto de 2011
Apresentação de vídeo no noturno para a gincana sustentável.
Hoje, alunos do turno da noite, assistiram o vídeo "A História das Coisas" e uma palestra interdisciplinar, com a professora Fabrícia de história, Angela de geografia e Elaine de biologia.
O vídeo servirá de suporte para as peguntas que as chapas deverão responder no dia da gincana sustentável.
Alunos do C.E. mochón Visitam o CBPF.
terça-feira, 16 de agosto de 2011
Sustentabilidade Humana
O grupo de Código e Línguagem da turma 1001,em visita ao orfanato do bairro, demonstrou ter o espírito da solidariedade,da cidadania,do respeito e dos valores éticos e espirituais
segunda-feira, 15 de agosto de 2011
Síntese dos trabalhos sobre sustentabilidade
Nos dias 10 e 11 de agosto todas as turmas apresentaram uma síntese dos trabalhos realizados durante o segundo bimestre sob o eixo norteador sustentabilidade. Foram abordados inúmeros assuntos, com riqueza de detalhes e experimentação, desde os conceitos básicos da sustentabilidade até as consequências e benefícios trazidos por grandes projetos em nosso país, como a construção da hidrelétrica de Belo Monte. Todos os trabalhos foram expostos em apresentações de slides, com objetivo de evitar o uso de material de papelaria (os alunos foram conscientizados sobre esse aspecto e o pouco material expositivo foi todo elaborado a partir da reciclagem de cartazes antigos). Adicionalmente, algumas turmas produziram dramatizações em vídeo, como a simulação de um telejornal e uma peça sobre planejamento familiar.
domingo, 14 de agosto de 2011
Nosso Corpo docente e Equipe Pedagógico em visita ao Quilombo do Campinho
A comunidade de Campinho da Independência fica localizada no município de Paraty, ao sul do litoral do Estado do Rio de Janeiro, em uma área de muita beleza natural. Vivem na comunidade pouco mais de 80 famílias.
Conforme contam os moradores da comunidade, Campinho da Independência foi fundado por três irmãs: Antonica, Marcelina e Luiza. No século XIX, eram escravas que viviam dentro da casa grande da antiga Fazenda Independência e realizavam serviços privilegiados, tais como tecer, bordar e pentear para os brancos.
Com o fim da escravidão, as três irmãs receberam terras do senhor e continuaram vivendo onde hoje está localizada a comunidade de Campinho da Independência. Praticamente todos os moradores da comunidade são descendentes de uma dessas três mulheres.
No dia 13 de agosto, nosso corpo docente foi visitar essa comunidade. Vivenciamos momentos bastante significativos de trocas de experiências com os quilombolas e griôs. Certamente renderão bons frutos para o projeto pedagógico Ética e Cidadania, realizado durante os meses outubro,novembo e dezembro do segundo semestre, onde iremos ainda mais nos aprofundarmos na cultura africana e indígena. Na hora do almoço os pratos servidos foram:Feijoada e Peixe ensopado com banana acompanhado com uma salada de vegetais colhidos da própria roça do quilombo. O peixe servido foi uma deliciosa taínha vinda da comunidade indígena dos caiçaras.
Coleta do óleo
quinta-feira, 4 de agosto de 2011
Casa Ecológica
O professor Paulo Roberto de Física, trabalhou com seus alunos o tema: Casa Ecológica, que vai ao encontro do tema gerador explorado por todas as disciplinas do segundo bimestre, no qual foi discutido como se ter uma boa estrutura em uma casa utilizando material sustentável dentre eles: Tijolo modular de solo-cimento;laje feito de "isopor"; aquecedor solar; reaproveitamento das águas de chuva; reuso das águas cinzas; janelas de vidro duplo;telhado verde.
quarta-feira, 3 de agosto de 2011
A Língua Inglesa e a Sustentabilidade
Os alunos da professora de Danielle Vaz, trabalharam com três textos em Inglês que abordavam o tema da Sustentabilidade, depois tiraram fotos com algumas dicas interessantes pra tentarmos conter o aquecimento global, em seguida confeccionaram painéis. Ainda, produziram uma apresentação em slides com várias dicas estudadas. Muito bom, parabéns a todos os alunos que participaram!
História,Cidadania , Identidade. e Sustentabilidade
A professora de história Soraia desenvolveu uma oficina de sustenabilidade dentro de suas aulas de projeto integrador:História,Cidadania e Identidade, realizada com material reciclado e a criatividade dos alunos. Essas aulas teve o objetivo levar os alunos a refletiem sobre a relação do ser humano com o espaço e o tempo,levando em consideração os aspectos sociais, culturais e econômicos da comunidade. Ao discutir o mundo Sustentável,tivemos a oportunidade derefletir que os processos de depredação e destruição da natureza tem uma forte relação com a História e a cultura de um determinado povo e que esses processos precisam ser discutidos e refletidos para que não se repitam.
Com a Oficina os alunos tiveram oportunidade de perceber quanta coisa
colocamos no lixo que poderia ser melhor aproveitada e o quanto
consumimos sem pensar. Dessa forma estamos colaborando para a formação
de cidadãos mais conscientes dos erros ecológicos cometidos ao longo
do tempo e que se preocupam com o meio onde vivem.
REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR
As professoras de Química Maria Ribeiro e Valéria Millioli desenvolveram um trabalho com os alunos sobre escola sustentável. Primeiramente os alunos tiveram uma aula teórica sobre sustentabilidade, os 3Rs (REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR) sendo conscientizados a reutilizarem jornais, revistas, garrafa PET com estes materiais eles decoraram a escola com enfeites de festa junina e o trabalho foi finalizado com um teste (O quanto você é sustentável?) que responderam no fórum da escola.
segunda-feira, 1 de agosto de 2011
REDUZIR, REUTILIZAR e RECICLAR
A professora de química Valéria Millioli conscientizou seus alunos sobre o que fazer com as chapas de raio-x. A primeira atividade dos alunos foi pesquisar na internet sobre reciclagem das chapas de raio-x. Eles descobriram que dentro destas chapas há o metal prata que pode ser retirado no processo de reciclagem e ser utilizado para fabricação de jóias. O plástico das chapas também podem ser reutilizados em embalagens para presentes. Ele é cortado, dobrado, montado e vira interessantes caixinhas. Pensando na reutilização, os alunos levaram algumas chapas para sala de aula e fizeram alguns trabalhos manuais.
Assinar:
Postagens (Atom)